Press "Enter" to skip to content

Guerra das Estrelas

A Guerra das Estrelas dispõe de uma vivência tão compartilhada com os seguidores que o dia 04 de maio se tornou uma espécie de feriado não oficial

 

O dia 04 de maio não é um dia qualquer. A criação ilustre de George Lucas, chegou ao cinema em 1977 e já virou boneco de ação, desenho animado, jogo eletrônico, enfim, reunindo um grupo de adeptos fascinados na sua obra. A Guerra das Estrelas dispõe de uma vivência tão compartilhada com os seguidores que o dia 04 de maio se tornou uma espécie de feriado não oficial. Se você tem perfis em redes sociais, o dia é marcado por celebrações, e é bem provável que você tenha visto algum conhecido compartilhando alguma homenagem ou fotos dos personagens.

A expressão mais famosa da saga, que se repete em várias readaptações de filme, é “Que a Força esteja com você”. No idioma original da saga de George Lucas, a citação é: “May The Force be with you”. Com isso era comum os fãs da série fazerem um trocadilho de “May the Fourth be with you”, que na tradução fica: Que o 4 de maio esteja com você. A tradução para o português tira o sentido real da frase, mas os fãs não deixariam de comemorar esta data que surgiu entre os adeptos de Chewbacca, Obi-Wan Kenobi, Hans Solo, Luke Skywalker, Princesa Leia e Darth Vader.

A primeira celebração oficial como Star Wars Day, foi feita em 2011, em um encontro organizado por fãs da cidade de Toronto, Canadá. A partir desta reunião este dia vem se repetindo a cada ano. A data se tornou tão importante que a Lucasfilms – e, atualmente, a Disney, detentora dos direitos -, possui um hotsite especial em sua página apenas com material relacionado ao Dia de Star Wars. A Disney realiza uma sequência de atividades especiais em seus parque durante todo os dia. Portanto, que a Força esteja com você em mais um 04 de maio.