Última atualização 26/09/2022 | 09:40
A uma semana do primeiro turno das eleições 2022, cuja votação acontece no dia 2 de outubro, o Diário do Estado organizou um guia com as principais informações sobre o pleito em Goiás. De nomes de candidatos a curiosidades sobre os colégios eleitorais, saiba mais sobre a situação no estado.
Panorama dos candidatos
Nas Eleições 2022, Goiás possui mais de 1.000 candidatos. Nove disputam o cargo de governador: Cintia Dias (PSOL), Edigar Diniz (Novo), Gustavo Mendanha (Patriota), Major Vitor Hugo (PL), Professor Pantaleão (UP), Professora Helga (PCB), Ronaldo Caiado (UB), Vinícius Paixão (PCO) e Wolmir Amado (PT).
Vale ressaltar, no entanto, que a candidatura de Vinícius Paixão foi indeferida. O postulante entrou com recurso, que está em andamento na Justiça. O caso é semelhante ao do seu pai, Antônio Paixão (PCO), na disputa para senador de Goiás. Porém, nessa situação houve a confirmação do indeferimento e não cabe mais recurso.
Portanto, também são nove candidatos para senador. Alexandre Baldy (PP), Delegado Waldir (UB), Denise Carvalho (PC do B), João Campos (Republicanos), Leonardo Rizzo (Novo), Manu Jacob (PSOL), Marconi Perillo (PSDB), Vilmar Rocha (PSD) e Wilder Morais (PL) são os concorrentes.
Para o cargo de governador, naturalmente apenas um pode ser eleito. Caso nenhum candidato consiga mais de 50% dos votos válidos, a disputa vai para o segundo turno em Goiás. O mesmo não vale para o cargo de senador. Neste ano, um único candidato com a maior porcentagem, independentemente se ultrapassou os 50% ou não, será eleito.
Na disputa entre deputados federais, 391 pessoas entraram na briga. Porém, 23 tiveram indeferimento das candidaturas, 18 renunciaram à tentativa, 14 aguardam recurso e dois estão com julgamento pendente. No total, Goiás elegerá 17 políticos para a Câmara dos Deputados.
No pleito de deputado estadual, 800 pessoas se inscreveram. Contudo, 21 sofreram o indeferimento, 24 aguardam recurso, um está com julgamento pendente e outro não tem pedido conhecido. Além disso, 29 renunciaram. No total, Goiás elegerá 41 políticos para a Assembleia Legislativa.
Para saber melhor sobre as funções exatas de cada um dos cargos nas Eleições 2022, clique aqui.
Maiores e menores colégios eleitorais
No estado de Goiás, Goiânia ocupa a primeira posição com folga entre os colégios eleitorais, com um total de 1.032.004 eleitores. Aparecida de Goiânia aparece logo atrás, com 334.859. Fechando a relação dos três maiores, está Anápolis, com 286.671 eleitores. Rio Verde é o quarto, com 142.441, e Luziânia surge em quinto, com 125.775.
Entre os menores colégios eleitorais de Goiás, Anhanguera ocupa o topo da lista, com 1.234 eleitores. Lagoa Santa apresenta 1.601 votantes, enquanto Cachoeira de Goiás conta com 1.884. Fechando os cinco menores, estão as cidades de Aloândia, com 2.068 eleitores, e Nova Aurora, com 2.108.
Estatísticas dos eleitores de Goiás
A maior parte do eleitorado de Goiás é composto por mulheres, pessoas entre 45 e 59 anos de idade e solteiros. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tomam como base os 4.870.354 votantes do estado.
Quanto ao grau de escolaridade, a parcela de maior incidência é de indivíduos com o Ensino Médio completo, e quase metade completou o ensino básico.
Reeleição de candidatos em Goiás
Para o cargo de deputado federal, 76,4% candidatos dos atuais ocupantes da função buscam a reeleição em Goiás. Entre os atuais deputados estaduais, esse número é semelhante, chegando a 73,1% daqueles que buscam dar seguimento ao mandato. Por fim, Ronaldo Caiado também está em busca da reeleição no posto de governador.