O Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, por meio de seu Núcleo de Teatro, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional do Teatro, comemorado no dia 27 de março, envolvendo toda a comunidade das artes cênicas. As atrações terão como palco o Teatro Goiânia nesta segunda-feira, dia 27, e a entrada é gratuita.
O Dia Internacional do Teatro é celebrado desde 1961, quando foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro, órgão ligado à Unesco. Neste dia, o mundo inteiro comemora a data e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio do Gustav Ritter, também se junta à festa, reunindo parceiros e pessoas ligadas ao teatro.
Homenagem
As atividades têm início às 19 horas, com a entrega do Troféu Gustav Ritter 2017, prêmio oferecido a personalidades que se destacaram nas artes cênicas. A agente cultural Dirce Vieira é uma das homenageadas da noite, juntamente com a produtora cultural Fernanda Fernandes e a atriz Daya Laryssa, que foram escolhidas por meio de votação de profissionais influentes no cenário cultural goiano. Dirce Vieira também é gerente de Salas de Espetáculos e Centros Culturais da Seduce.
Na sequência, às 20 horas, a Cia. Teatral Gustav Ritter apresenta o espetáculo 12 Homens e uma Sentença, com direção de Edson Fernandes, texto de Reginald Rose, com tradução e adaptação de Cássia Queiroz e Mauri de Castro. A Cia. Gustav Ritter é composta por atores formados pela Escola de Teatro do Instituto Gustav Ritter.
A peça relata a história de um jovem que é acusado de cometer um crime na própria família. Os 12 jurados discutem se ele é culpado ou inocente, 11 deles concordam que ele é culpado e apenas um discorda da decisão. No entanto, todos serão obrigados a rever os fatos e circunstâncias do crime. Conceitos e pré-conceitos são questionados em meio a um clima de tensão entre os jurados.