Gustav Ritter celebra o Dia Internacional do Teatro

O Instituto de Educação em Artes Professor Gustav Ritter, por meio de seu Núcleo de Teatro, preparou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional do Teatro, comemorado no dia 27 de março, envolvendo toda a comunidade das artes cênicas. As atrações terão como palco o Teatro Goiânia nesta segunda-feira, dia 27, e a entrada é gratuita.

O Dia Internacional do Teatro é celebrado desde 1961, quando foi criado pelo Instituto Internacional do Teatro, órgão ligado à Unesco. Neste dia, o mundo inteiro comemora a data e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio do Gustav Ritter, também se junta à festa, reunindo parceiros e pessoas ligadas ao teatro.

Homenagem
As atividades têm início às 19 horas, com a entrega do Troféu Gustav Ritter 2017, prêmio oferecido a personalidades que se destacaram nas artes cênicas. A agente cultural Dirce Vieira é uma das homenageadas da noite, juntamente com a produtora cultural Fernanda Fernandes e a atriz Daya Laryssa, que foram escolhidas por meio de votação de profissionais influentes no cenário cultural goiano. Dirce Vieira também é gerente de Salas de Espetáculos e Centros Culturais da Seduce.

Na sequência, às 20 horas, a Cia. Teatral Gustav Ritter apresenta o espetáculo 12 Homens e uma Sentença, com direção de Edson Fernandes, texto de Reginald Rose, com tradução e adaptação de Cássia Queiroz e Mauri de Castro. A Cia. Gustav Ritter é composta por atores formados pela Escola de Teatro do Instituto Gustav Ritter.

A peça relata a história de um jovem que é acusado de cometer um crime na própria família. Os 12 jurados discutem se ele é culpado ou inocente, 11 deles concordam que ele é culpado e apenas um discorda da decisão. No entanto, todos serão obrigados a rever os fatos e circunstâncias do crime. Conceitos e pré-conceitos são questionados em meio a um clima de tensão entre os jurados.

*Informações Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp