Gustavo José Mandro, o empreendedor mirim das galinhas: paixão pelo agro e fazenda realista nos games

gustavo-jose-mandro2C-o-empreendedor-mirim-das-galinhas3A-paixao-pelo-agro-e-fazenda-realista-nos-games

Paixão pelo agro: empreendedor mirim cria galinhas, investe em granja doméstica e ‘administra’ fazenda realista nos games

Gustavo José Mandro, de 8 anos, descobriu o fascínio pelo agronegócio no quintal de casa. O menino é ‘sócio’ da avó e da irmã menor, tem 87 galinhas, 12 pintinhos e 7 galos.

Foi nas brincadeiras de criança, no quintal de casa, que Gustavo José Mandro, de 8 anos, descobriu o fascínio pelo agronegócio. Morador da zona rural de Piracicaba (SP), o sítio da família é o universo de encantamento e sonhos de um futuro traçado com certeza de um adulto experiente.

Da rotina da escola para o sítio, tem espaço e muita curiosidade pelo mundo digital dos games e buscas por informações sobre clima, economia do agronegócio. Gustavo já é ‘sócio’ da avó e da irmã menor no galinheiro. Tem 87 galinhas, 12 pintinhos e sete galos, sabe a raça de todas e ‘batiza’ algumas delas com nomes de pessoas da família e da escola.

O menino ganhou as primeiras galinhas da avó, a Maria e a Teresa. “Ele olhava para tudo isso aqui, os tratores, os outros animais, os caminhões e se impressionava”, lembra a avó. O número de galinhas e galos foi crescendo. Com o passar do tempo, os avós, que já vendiam os ovos da própria criação, passaram a vender os das galinhas poedeiras do neto. E o que Gustavo faz com o dinheiro? “Reinvisto os valores para comprar novas galinhas para próxima safra, ração e fazer melhorias no galinheiro”, explica.

Ainda é uma brincadeira, reforçam avó e neto. Mas, se alguém perguntar ao menino se ele quer sair do sítio, na região do Monte Branco em Piracicaba, para morar no Centro, ele fala sério antes que a pergunta termine. “Mas, nem que me pague”, interrompe. As galinhas do Gustavo ficam separadas das galinhas da avó. “Nós dividimos meio a meio. Com o dinheiro da venda do ovos, eu invisto na compra de novas galinhas. O negócio está aumentando”, comemora o menino.

Neste domingo (12), data em que se comemora o Dia das Crianças, é claro que o Gustavo também espera os presentes. “Meu avô vai me dar uma bicicleta. Minha mãe vai comprar uma máquina colheitadeira de cana picada para mim. Mas, isso é no jogo”, faz questão de esclarecer. O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae-SP é gratuito e oferece para as crianças e adolescentes conteúdos e práticas por meio do ensino do empreendedorismo, que estimulam o protagonismo e contribuem para o desenvolvimento.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp