Press "Enter" to skip to content

Gustavo Mendanha entrega 90 novos leitos para enfrentamento do Coronavírus em Aparecida

Como uma das estratégias de enfrentamento ao Coronovírus em Aparecida de Goiânia, a Prefeitura entrega nesta semana um total de 90 novos leitos hospitalares para atendimento da população. São 30 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) e 60 Unidades Semi-intensivas (semi-UTI´s) destinadas ao tratamento prioritário de Covid-19. Os leitos estão montados no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), que será uma unidade de referência para esses casos.

“Em dezembro de 2018 entregamos aos aparecidenses o maior hospital do Estado, construído por uma prefeitura. Desde então temos seguido um cronograma de funcionamento, mas diante dessa pandemia, decidimos colocá-lo também a serviço do combate ao Coronavírus. Com isso, buscamos parceria e recursos com o Ministério da Saúde e conseguimos ampliar a capacidade atual do Hmap, que passa a funcionar com 90 novos leitos, com a qualidade que já é marca registrada do Hospital”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

Os 30 novos leitos de UTI ficam dispostos em duas salas que atenderão protocolos de isolamento. Já os 60 leitos de semi-UTI, todos com ponto de oxigênio, se localizam em uma ala isolada das demais. “Esses leitos que estamos entregando agora já seriam utilizados futuramente para o atendimento no perfil do Hospital, mas diante da situação de emergência em Saúde Pública, a partir desta semana, estarão à disposição da comunidade para tratamento da Covid-19. Quando tudo isso passar, a estrutura continuará a serviço da população. Estamos nos preparando para todos os cenários sempre com um foco: preservar vidas”, destacou o prefeito.

Gustavo também anunciou que a Prefeitura adquiriu, para atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 13 novos leitos de UTI em uma unidade hospitalar privada e que está adquirindo 20 novos respiradores e monitores para o município: “Todos que acompanham os noticiários sabem como está difícil encontrar no mercado novos respiradores para compra. Em Aparecida de Goiânia, estamos com a expectativa de adquirir 20 desses equipamentos. Concluindo esse processo, teremos no HMAP, somando-se ao que já estamos entregando, 50 leitos de UTI para enfrentamento ao Coronavírus”.