Press "Enter" to skip to content

Gustavo Mendanha tem a maior coligação para prefeito do Brasil

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, candidato à reeleição, tem a maior coligação no país para as eleições 2020 de acordo com dados do repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A coligação Aparecida Com Certeza é formada pelo MDB – partido do prefeito e do vice-prefeito, Vilmar Mariano – e mais 19 siglas.

Além do MDB, fazem parte da coligação os partidos: PL, PSD, PMN, Podemos, PSL, PSB, Patriota, PP, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, PV, Cidadania, PT, Solidariedade, PCdoB  e PDT. Devido a desistência de última hora, da candidatura a prefeito pelo deputado estadual Cairo Salim, o PROS também decidiu apoiar a campanha de reeleição de Mendanha.

No dia 23 de setembro de 2020, foi realizado o  registro de candidatura da chapa majoritária de Gustavo Mendanha e Vilmar Mariano, prefeito e vice-prefeito do MDB, respectivamente, que concorrerá as eleições no dia 15 de novembro.

Sobre o motivo para receber apoio de tantos partidos, o emebista afirmou que desde que ocupou cargo no Legislativo, sendo presidente da Casa por dois mandatos, buscou fazer política de entrega de resultados.

“Eu fui vereador por dois mandatos. No Legislativo, aprendi a importância de ser conciliador. Na primeira vez que disputei a presidência da Câmara Municipal de Aparecida, a eleição foi bem acirrada. Na segunda vez, já tive o apoio de todos. Agora, à frente do Poder Executivo de Aparecida, tive o apoio da maioria dos partidos políticos, inclusive dos meus principais concorrentes na eleição de 2016 e com amplo apoio da Câmara, portanto, entendo que é natural receber o apoio da maioria dos partidos da cidade. Até porque faço política buscando entregar o melhor para a população”, observou Gustavo Mendanha que possui o apoio de 24 dos 25 vereadores e dos candidatos desta eleição, aproximadamente 500 apoiam o emedebista.

O candidato relatou que aprendeu com Maguito Vilela, candidato à prefeitura de Goiânia, a buscar união e o espírito republicano. “Além de ser uma característica pessoal minha busca a união de todos, eu também sigo a orientação do ex-prefeito e ex-governador Maguito Vilela em não fazer oposição ao governo estadual e nem ao governo federal. Assim, todos que querem ajudar Aparecida são sempre bem-vindos a minha base de apoio”, pontuou Mendanha.

Governabilidade

O coordenador de campanha da Coligação Aparecida Com Certeza, Ricardo Teixeira (Tatá), observou que uma coligação ampla facilita a governabilidade, já que que o partido do atual prefeito, o MDB, terá o maior número de cadeiras na Câmara Municipal. 

“O prefeito Gustavo, ao construir uma coligação ampla, caso reeleito, deve ter facilidades para formatar uma base de apoio com a maioria na Câmara de Vereadores. Além disso, ao formar aliança, os partidos da coligação ajudam o candidato na elaboração de um plano de governo para o município, discutem questões pontuais da cidade e fazem campanha juntos. 

O MDB quer ouvir sugestões dos partidos aliados e considerar a participação de todos eles na administração pública do município, caso o prefeito seja eleito para o segundo mandato”, afirmou. 

 

Tatá declarou que o  candidato a vice na chapa, o presidente do Legislativo Municipal, Vilmar Mariano, é tido como um político equilibrado e com boa relação entre os pares, o que influenciou no apoio dos partidos.