Gusttavo Lima faz cirurgia para sinusite; entenda quando ela é indicada

Gusttavo Lima suspende bloco de carnaval após baixa venda de ingressos

O sertanejo Gusttavo Lima passou por cirurgia para aliviar sintomas da sinusite, nesta terça-feira (26). A equipe do ‘Embaixador’ divulgou comunicado em rede social informando que um show que aconteceria em Santa Rosa (RS), na próxima quinta-feira (28), foi remarcado para dois de maio. O próximo show está agendado para sexta-feira (29), em Uberaba (MG). Segundo especialista ouvido pelo Diário do Estado, o procedimento é indicado para pacientes diagnosticados com sinusite crônica.

A sinusite é uma infecção dos seios paranasais, acompanhada de inflamação da mucosa dos seios da face. “A maioria delas é viral, cerca de 70%. Uma minoria é bacteriana. Então, já cai o mito de que toda sinusite precisa ser tratada com antibiótico”, afirma o otorrinolaringologista Alexandre Colombini.

Segundo o médico, nos casos virais, o antibiótico é usado apenas quando há complicações. No tratamento da sinusite viral, o caminho é o uso de medicamentos para aliviar sintomas, como é feito no caso da gripe, por exemplo.

Quando o procedimento cirúrgico é indicado para sinusite?

A cirurgia é indicada em pacientes com sinusite crônica, aquela que dura pelo menos três meses. O objetivo do procedimento é ampliar o espaço por onde acontece a drenagem natural dos seios da face, evitando acúmulo de secreções.

O procedimento é feito por um otorrinolaringologista. “O médico vai analisar diferentes fatores: periodicidade da infecção, quanto ela impacta a vida dele e doenças sistêmicas que possam contribuir com a sinusite, por exemplo”, comenta o especialista.

Segundo Colombini, o procedimento mais comum atualmente é o feito com ajuda de uma pequena câmera, que fornece ao cirurgião imagens do interior do nariz. Este procedimento evita cortes no rosto, que poderiam deixar cicatriz.

A taxa de sucesso e também o tempo de cirurgia dependem da complexidade: pode ser necessário intervir nos oito seios da face ou só em um. O procedimento pode levar de uma hora e meia a oito horas. Segundo o especialista, o risco é baixo, desde que a cirurgia seja feita por profissional habilitado. “A recuperação é tranquila. Dependendo do caso, o paciente pode ter alta no mesmo dia”, conclui.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp