Há 43 anos, Serra Dourada recebia o seu primeiro jogo

Há 43 anos, mais de 79 mil pessoas disputaram ingressos para assistir ao primeiro jogo disputado no Estádio Serra Dourada, no dia 9 de março de 1975, até hoje, o maior público do estádio. A partida foi entre a Seleção Goiana e a Seleção de Portugal, vitória de virada do time da casa por 2 a 1.

Uma obra grandiosa, de gramado impecável, instalações modernas, o novo ponto de encontro da capital goiano. Por muitos anos o Serra Dourada foi referência no Brasil. Tanto que em 1989, sediou uma das chaves da Copa América. O Grupo B da competição tinha a Argentina de Maradona, Chile, Equador, Uruguai e Bolívia.

Enfim, naquele 9 de março, com todos os olhares voltados para saber quem faria o primeiro gol no novo estádio, o português Octávio estragou a festa quando mandou a bola no ângulo de Nilson. A festa dos portugueses durou pouco, Lincoln, ídolo do Goiás, marcou o primeiro gol brasileiro no estádio, o gol de empate da Seleção Goiana. Tuíra, também do Goiás, foi quem virou a partida, só aos 37 do segundo tempo, pegando de primeira.

No decorrer de sua história, o Serra Dourada recebeu grandes jogos. A primeira vez da Seleção Brasileira no estádio foi em 19 de março de 1978. O primeiro campeão estadual foi o Goiás, em 1975, sendo bi-campeão em 1976. Túlio Maravilha é o artilheiro do Serra. Em 2015, Wendell Lira fez lá o gol mais bonito da temporada e ganhou o Prêmio Puskas da FIFA.

Além do futebol, o Serra Dourada também já foi palco para um dos maiores ícones da música mundial. O ex-Beatle Paul McCartney se apresentou para mais de 40 mil pessoas em maio de 2013.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Processo de impeachment de Augusto Melo avança no Corinthians: entenda os próximos passos

Na próxima quinta-feira, 28, o Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians votará o pedido de impeachment do presidente Augusto Melo. Este pode ser o passo decisivo para a destituição do mandatário alvinegro.

Durante a reunião, os conselheiros deliberarão sobre a existência de motivos que justifiquem o encaminhamento do pedido. Caso aprovado, a votação do impeachment será realizada de forma secreta, exigindo maioria simples dos votos dos conselheiros presentes. Embora o Conselho seja composto por 302 integrantes, nem todos costumam comparecer às sessões.

Se o afastamento for aprovado, Augusto Melo será afastado preventivamente até que uma assembleia geral de associados tome a decisão final. O Conselho terá até cinco dias para convocar essa votação, embora o prazo para a realização da assembleia não seja definido.

Na assembleia, os sócios decidirão de forma definitiva, também por maioria simples. Enquanto isso, o cargo de presidente será ocupado pelo 1º vice-presidente, Osmar Stábile, como previsto no Artigo 108 do estatuto do clube.

Caso o impeachment se confirme, o presidente do Conselho Deliberativo terá até 30 dias para convocar uma eleição indireta. Nesse pleito, apenas os conselheiros vitalícios ou aqueles com pelo menos dois mandatos terão direito a voto.

A votação do impeachment será um momento crucial na política interna do Corinthians, podendo trazer mudanças significativas para o comando do clube.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp