Há 60 anos, o Brasil virou o país do futebol

Copa do Mundo FIFA de 1958 foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 10 de junho até 29 de junho de 1958. O evento foi sediado na Suécia. O Brasil chegou à Copa do Mundo da Suécia em 1958 com um bom time e duas revelações que iniciariam a competição na reserva: Pelé (na época tinha 17 anos) e Garrincha.

Apesar do Brasil contar com uma seleção forte, a confiança na conquista não era das melhores em por conta das decepções nas Copas do Mundo anteriores. Em 1950, na Copa do Mundo realizada no Brasil, a seleção brasileira era a favorita, mas foi derrotada na final pelo Uruguai. Já em 1954 o Brasil não passou das quartas de final sendo eliminado pela seleção da Hungria.

No dia 29 de junho de 1958, Pelé, Zagallo, Vavá e Zagalo marcaram os gols, que fizeram o Brasil ser campeão mundial pela primeira vez. Foi uma final emocionante contra a Suécia 5-2 em Solna.

A seleção brasileira teve sua estréia na Copa do Mundo de 1958 com vitória de 3×0 sobre a Áustria. O segundo jogo foi 0x0 contra a Inglaterra. No jogo seguinte estrearam Pelé e Garrincha e o resultado foi 2×0 sobre a Áustria. Nas quartas de final o Brasil teve grandes dificuldades para superar o País de Gales com vitória de 1×0, gol de Pelé. Na semi-final o Brasil venceu a França por 5×2.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fausto projeta número de jogadores e mercado para elenco do Botafogo-PB

Fausto projeta número de jogadores para elenco do Botafogo-PB e avalia mercado da Série B

Dirigente entende que Belo estará atento para as oportunidades que vão aparecer. Clube paraibano se apresenta na segunda-feira (25) para iniciar a pré-temporada.

Diretoria do Botafogo-PB diz que a SAF deve assumir até janeiro [https://s03.video.glbimg.com/x240/13122754.jpg].

Diretoria do Botafogo-PB diz que a SAF deve assumir até janeiro.

O Botafogo-PB segue traçando os seus passos para a próxima temporada. Um dos pontos abordados pelo Belo durante a coletiva de imprensa realizada na última quinta-feira (21) foi o número de atletas para o seu elenco. Fausto Momente, executivo de futebol do clube paraibano, projetou o quantitativo do plantel alvinegro, assim como avaliou o mercado da Série B do Campeonato Brasileiro, que deve se agitar nas próximas semanas com o fim da competição.

O atual elenco do Botafogo-PB conta com 18 nomes. A chegada mais recente foi do zagueiro Raphael Carvalho. Por outro lado, o clube tem duas saídas recentes: Vinícius Leite foi emprestado ao Velo Clube para disputar a primeira divisão do Campeonato Paulista e Pedro Ivo foi vendido para o Cianorte. O Belo iniciará a sua pré-temporada na segunda-feira (25), com a apresentação de seu plantel.

Fausto Momente, dirigente executivo do Botafogo-PB — Foto: Allan Hebert / Botafogo-PB.

O quantitativo de atletas foi um dos tópicos que pairou sobre o Alvinegro da Estrela Vermelha durante a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2024. E, em grande parte da competição, o Belo contou com cerca de 38 nomes.

Com a apresentação batendo na porta, assim como a pré-temporada, Fausto Momente, executivo de futebol do Botafogo-PB, projetou um número de jogadores para o elenco de 2025.

— Vamos trabalhar com cerca de 27, 28 atletas. Lembrando que temos dois que estão no DM e não vão iniciar o ano aptos: Balardin e Edilson, que passaram por cirurgias. Com eles teremos 30 jogadores, mas 28 aptos nos treinamentos. É mais ou menos essa conta. Não que esse será o numero apresentado na segunda-feira (25). Será em torno de 23 a 24 atletas — explicou Fausto Momente, executivo de futebol do Botafogo-PB.

Durante a Série C, o elenco do Botafogo-PB chegou a contar com 38 jogadores — Foto: Cristiano Santos/Botafogo-PB.

Um dos objetivos do Botafogo-PB para a próxima temporada é, sem sombra de dúvidas, o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. A 2ª divisão nacional, além de meta, tem sido um ponto sobre a montagem do elenco alvinegro para 2025.

Fausto avaliou o mercado da Segundona e analisou como o Belo pode abordar jogadores da divisão acima.

— O mercado da Série B vai começar a aquecer agora, com essa eletrizante rodada do fim de semana. Estão todos ansiosos para ver quais são os três times que vão subir. Então, os atletas vão começar a se movimentar. É uma escadinha… Quem está esperando o mercado de Série B pode ser que a coisa não aconteça. O que pode fazer com que olhem para a Série C. E teremos vagas abertas para estar oportunizando o que o mercado oferece — explicou Fausto Momente, executivo de futebol do Botafogo-PB.

Fausto Momente, diretor executivo de futebol do Botafogo-PB, avalia mercado da Série B — Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB.

O dirigente também falou sobre o monitoramento de atletas. Segundo a apuração do ge, o Botafogo-PB chegou a procurar os atacantes Henrique Dourado e Jô, nomes que o clube tem interesse. Porém, as negociações ainda não avançaram.

— Sabemos que a reta final do mercado agita bastante ele. Alguns jogadores, que estamos monitorando e foram citados (Jô e Henrique Dourado), ainda estão aguardando o mercado — comentou Fausto Momente.

Jô e Henrique Dourado interessam ao Botafogo-PB — Foto: Cristiano Santos / Botafogo-PB.

O Botafogo-PB terá um calendário recheado na próxima temporada. O clube disputa a Pré-Copa do Nordeste, o Campeonato Paraibano, a Copa do Brasil e a Série C do Campeonato Brasileiro.

Leia mais notícias do esporte paraibano no ge.globo.com/pb.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp