HAHSTAG: Folia

Crianças e adultos que forem curtir o feriado de Carnaval na capital podem arrumar suas fantasias e aproveitar a programação no Jaó Folia 2017, nos dias 25 a 28 de fevereiro. Considerado um dos clubes mais tradicionais de Goiânia, o Jaó promove a festa há quase 50 anos.

Em quadrinhos
A história em quadrinhos viabilizada pelo site de financiamento coletivo Catarse, Sob o Olhar dos Famintos, será lançada hoje. A obra, do mineiro radicado em Goiás, Thiago Dornelas estará disponível ao público na Mandrake Comic Shop, a partir das 19h. Aqueles que apoiaram o projeto em 2015 poderão retirar a obra no local. Haverá um coquetel e presença do quadrinista, que realizará sessão de autógrafos e baterá um papo com os presentes.

Rir
O Buriti Shopping reformulou sua tradicional happy hour, o antigo Palco Buriti se transformou no Buriti é show. O projeto conta ainda com uma novidade: além da presença de cantores, o público poderá dar muitas risadas com um show de comédia nesta sexta-feira carnaval, com o humorista goiano Dener Bruno, às 19h30.

Alerta
Com o intuito de alertar sobre os riscos à saúde comumente associados ao Carnaval, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) – referência no tratamento de doenças infectocontagiosas e dermatológicas – participa do lançamento da Operação Carnaval da Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF-GO), que acontece hoje, às 9h, no posto da PRF na BR-153, próximo a Hidrolândia.

Alerta 2
Na oportunidade, a unidade distribui kits com mate¬riais que unem informações sobre o uso de preservativos e a importância de beber bastante água e não ingerir bebida alcoólica se for dirigir. O kit também conta com preservativos masculino e feminino.


01 – Foi ao lado da família que o escritor goiano RAFAEL MAGALHÃES (ao centro) fez o primeiro brinde em comemoração à inauguração da sua primeira loja física em Goiânia, no Setor Sul (ele já comercializava seu produtos no site precisavaescrever.com.br). Na foto, com seu pai, WANDERLAN CAVALCANTE, a mãe ABIGAIL MAGALHÃES, a cunhada LETÍCIA BRETONES, a sobrinha LUÍSA e o irmão LEONARDO MAGALHÃES
FOTO: NELSON PACHECO


02 – A Espanha inspirou os figurinos de MAÍRA LEMOS e J. BONFIM na edição 2017 do Carnaval dos Amigos. A cantora e o cerimonialista cuidaram da animação do Bloco dos Amigos e do Habeas Copos
FOTO: VINÍCIUS SCHMIDTH


03 – Solteiríssima, a atriz CRISTIANA OLIVEIRA, a Mara de Terra Prometida, da Record TV, aproveita os dias de sol para pegar um bronze e se divertir no carnaval do Rio de Janeiro
FOTO: FAUSI HUMBERTO

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo de Goiás anuncia primeiro transplante de pâncreas do HGG

O Governo de Goiás realizou o primeiro transplante de pâncreas em uma unidade pública de saúde no estado. A paciente é a da dona de casa Gabriela Barbosa Oliveira Silva, de 41 anos, que foi submetida ao procedimento na noite de quinta-feira (23/05), no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), em Goiânia. Gabriela passou os dois dias seguintes no Centro de Terapia Intensiva, em observação e, devido à boa evolução em seu quadro clínico, foi transferida, na tarde deste domingo (26), para um leito de enfermaria, onde aguarda alta hospitalar.

Diabética desde os 11 anos de idade e já transplantada renal desde 2017, também no HGG, Gabriela seguiu como paciente da unidade, passando por consultas de rotina no Centro Estadual de Atenção ao Diabetes (Cead). Diante da resistência do diabetes e o comprometimento da saúde da paciente, foi inserida na fila de transplantes de pâncreas no dia 1º de maio deste ano.

O cirurgião do Serviço de Transplantes do HGG, Marcus Vinícius Chalar, responsável pelo procedimento, explica que Gabriela tem diabetes tipo 1, doença de difícil controle que pode afetar as funções do rim transplantado. Segundo ele, o transplante de pâncreas é indicado para portadores de diabetes tipo 1 que já tiveram o transplante renal, com bom funcionamento atual do rim. “Um novo pâncreas é indicado para tratar a doença de forma mais eficaz, e evitar outras complicações da diabetes, como retinopatia, neuropatia e cardiopatias, além de novas complicações renais.”

O procedimento se tornou viável quando a Gerência de Transplantes do Estado identificou um doador compatível em Campo Grande, na madrugada de quinta-feira (23/05), acionando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO), que enviou a aeronave comandada pelo cel. Eduardo Cardoso. O avião decolou de Goiânia às 7 horas da manhã, chegando em Campo Grande três horas depois. Às 11 horas, a aeronave já havia decolado em direção a Goiânia, onde aterrissou às 13h30, trazendo o órgão. “Mais uma vez, os bombeiros de Goiás foram fundamentais no apoio logístico da captação de órgãos na saúde estadual”, disse a gerente de Transplantes, Katiuscia Freitas.

Às 19h, o procedimento teve início no HGG. “Eu não imaginava que seria tão rápido assim. Eu sou muito grata à família que me proporcionou esse momento. Porque só quem passa esse sofrimento todos os dias sabe o quanto é dolorido”, comemorou Gabriela. “Eu não podia perder um órgão que é tão valioso e que tantas pessoas lutam para conseguir”, completou, emocionada.

O caso de Gabriela Barbosa se soma ao rol de transplantes bem sucedidos do HGG, referência na saúde pública estadual. A nova Unidade de Transplantes foi inaugurada em setembro de 2022, com investimentos de R$ 2,8 milhões. Em abril de 2023, o Ministério da Saúde habilitou o hospital a realizar o transplante de pâncreas. Além do, até então, inédito transplante de pâncreas em Goiás, o HGG também faz transplantes de pâncreas-rim (conjugado, já realizado no estado em unidade privada), renais, fígado e também medula óssea (primeiro foi realizado há 15 dias).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp