HAHSTAG: Frio

O empresário Ricardo Willian de Jesus inaugura hoje o Ice Bar, o primeiro bar totalmente de gelo, que ficará aberto a partir de hoje, por quatro meses, no Shopping Cerrado. O local terá paredes, móveis, esculturas e copos feitos com um gelo especial, tudo resfriado em até -15ºC.

Paris

Sob a direção de Ney Couteiro, a cantora paraense Sabah Moraes interpreta Edith Piaf, acompanhada de orquestra, hoje, às 20 horas, no Teatro Sesi. O ingresso para assistir o show é a doação de 2 kg de alimentos ou um livro literário.

Moda

As empresárias Thais Morbeck e Andréa Aprigio realizam hoje coquetel de abertura do Temporary Corner da FENDI, na Emporium Lolithà, com um workshop e styling com o consultor da marca Raphael Mendonça.

Beleza

A farmacêutica Regina Lasmar, o odontólogo Rildo Lasmar e os empresários Fernando Lima e Fernando Filho receberão convidados hoje, durante a festa de lançamento da Lascalla, na Sedna Lounge. Alguns famosos já confirmaram presença, como a ex-BBB Munik Nunes, a panicat Carol Dias, o ator Bernardo Mesquita e o cantor e compositor Flávio Venturini.

Pizza

A Escola de Gastronomia da Faculdade Cambury realiza hoje, o tradicional Concurso de Pizza com os alunos do 3º período, sob a supervisão da professora e Chef Tati Mendes. O evento contempla a PCA (Prática Cambury de Aprendizagem) que tem o objetivo de inserir mais prática ao cotidiano dos estudantes, fazendo com que eles vivenciem a profissão desde o início do curso.


01 – ANTÔNIO COSTA, NELMA BARRETO e TÊNIO DO PRADO durante o lançamento do livro “Ética nos Institutos Jurídicos”, realizada na quinta-feira (9), na Fundação João Fernandes da Cunha, em Salvador, na Bahia
FOTO: ARQUIVO PESSOAL


02 – Deputado LINCOLN TEJOTA se reuniu com o governador MARCONI PERILLO para discutir investimentos na saúde de cada município e ações para melhorar o atendimento básico. A ideia é que as pessoas encontrem um melhor atendimento em sua cidade

03 – TÂNIA LEMOS usa o chapéu do amigo e estilista Denis Linhares, durante o desfile dele, durante o evento Vitrine BPW, no sábado (11), no Espaço Decorado da CMO
FOTO: ARQUIVO PESSOAL

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Coberturas de vacinas em Goiás aumentam em 2024

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, comemora a retomada do crescimento das coberturas vacinais no estado em 2024, na comparação com o ano anterior. Este resultado foi possível graças a ações e políticas públicas implementadas ao longo dos últimos anos.

Entre as ações destacadas está a lei estadual que estabelece a obrigatoriedade de apresentação do Certificado de Vacinação no ato da matrícula escolar para estudantes de até 18 anos, tanto na rede pública quanto privada. Essa medida, sancionada em agosto de 2023 pelo governador Ronaldo Caiado, tem sido fundamental para aumentar as taxas de vacinação.

Outra ferramenta crucial é o Imuniza Goiás, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e disponível para os 246 municípios goianos. Lançado em dezembro de 2022, esse sistema facilita a identificação de crianças não vacinadas até 2 anos, permitindo uma rápida intervenção dos profissionais de saúde e contribuindo significativamente para a melhora dos índices de imunização.

Resultados das coberturas vacinais

Os dados preliminares das coberturas vacinais em 2024 são bastante positivos. Por exemplo, a vacina Meningo C alcançou 99,11% de cobertura, superando a meta de 95% preconizada pelo Ministério da Saúde. Além disso, houve variações positivas nas coberturas de outros imunizantes:

  • BCG: 74,18% em 2023 e 77,04% em 2024;

  • Rotavírus: 81,37% em 2023 e 85,17% em 2024;

  • Pentavalente: 79,11% em 2023 e 81,02% em 2024;

  • Pneumo 10: 84,45% em 2023 e 84,71% em 2024;

  • Polio Injetável VIP: 79,87% em 2023 e 81,72% em 2024;

  • Febre Amarela: 67,07% em 2023 e 72,73% em 2024;

  • Tríplice Viral: 83,82% em 2023 e 85,78% em 2024.

O único caso de variação negativa foi o da Hepatite A Infantil, que passou de 73,76% em 2023 para 73,26% em 2024.

Estratégias para o futuro

O secretário de Estado da Saúde, Rasivel Santos, enfatiza que o esforço continua em 2025. “Os bons resultados nos motivam a continuar trabalhando ainda mais para o aumento das coberturas no próximo ano. Os governos federal, estadual e municipais têm uma responsabilidade compartilhada no combate a doenças preveníveis por vacinas”, explica.

O Plano Estadual de Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, batizado de Vacina Mais, Goiás, lançado em 2023, está alinhado com o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e que contou com a adesão do governador Ronaldo Caiado. Este plano estabelece ações voltadas para a melhoria dos índices de imunização no estado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp