Haiti: Explosão de caminhão-tanque deixa 61 mortos e 100 feridos

As vítimas estavam saqueando o combustível do caminhão quando houve uma explosão. Hospitais de campanha estão sendo criados para tratamento das vítimas

A explosão de um caminhão-tanque com combustível deixou ao menos 61 mortos e 100 feridos, no norte do Haiti. A informação foi divulgada nesta terça-feira (14) pela prefeitura de Cap-Haitien, a segunda maior cidade do país. Segundo autoridades, ao menos 15 dos feridos foram transportados em voos para outras cidades em busca de tratamentos.

A explosão ocorreu na noite de segunda-feira passada, quando cerca de cem pessoas saqueavam o veículo, que havia se envolvido em um acidente em Pont Grand Bois et Samarie, um bairro no centro de Cap-Haitien.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

O elevado número de feridos tem sobrecarregado os centros médicos da cidade e o governo anunciou que hospitais de campanha serão criados. Diversos feridos estão sendo tratados no chão de hospitais devido à falta de leitos, segundo imagens que rodam a internet.

Problemas com fornecimento de combustível

O acidente ocorre no momento em que o país enfrenta uma crise de abastecimento de combustíveis, que foram desencadeados em outro passado pela ação de grupos armados.

A escassez levou a um comércio ilegal generalizado e transformou o combustível em um bem precioso, com preços que subiram nas estações de serviço como o mercado clandestino. Na semana passada, o governo haitiano anunciou o aumento acentuado no preço derivado do petróleo, variando entre 24% para a gasolina e 108% para o diesel.

Essa é uma das crises mais graves da última década, que se tornou maior ainda após o assassinato do presidente Jovenel Moise, em 7 de julho.

Tags: