Hamas Devolve Corpos de Reféns

image-vu71b2j2jr

Hamas entrega corpos de quatro reféns israelenses, incluindo um bebê de oito meses, em caixões pretos. Ação faz parte do acordo de cessar-fogo em vigor desde janeiro.

Entrega dos corações em Khan Younis

Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, o Hamas entregou os corpos de quatro reféns israelenses em caixões pretos, como parte do acordo de cessar-fogo em vigor desde 19 de janeiro. Entre os corpos estão o de um bebê de oito meses, o mais jovem dos reféns mantidos na Faixa de Gaza. A entrega ocorreu em Khan Younis, na Faixa de Gaza, e os restos mortais foram recebidos por integrantes da Cruz Vermelha, que os levaram até Israel.

Identificação das vítimas

Os corpos identificados são de Shiri Bibas, de origem argentina, seus filhos Kfir Bibas, de oito meses, e Ariel Bibas, de 4 anos, além do idoso Oded Lifschitz. Segundo o Hamas, eles foram mortos em um ataque aéreo israelense. Yarden Bibas, esposo de Shiri e pai das crianças, foi feito refém, mas libertado com vida em 1º de fevereiro.

Símbolo do sofrimento dos reféns

A família Bibas é um símbolo do sofrimento dos reféns israelenses mantidos em Gaza. As vítimas foram sequestradas no dia do início do conflito, em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas realizou um ataque que matou 1.200 pessoas em Israel e sequestrou 251. A retaliação israelense resultou em cerca de 48 mil mortos e destruição generalizada na Faixa de Gaza.

Reação do primeiro-ministro de Israel

Após a entrega, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu eliminar o Hamas, afirmando: “Neste dia, estamos todos unidos em uma dor insuportável. Todos sentimos uma dor misturada com fúria. Todos estamos indignados com os monstros do Hamas. Nosso coração está partido, mas nosso espírito não está quebrado. E com esse espírito: traremos todos os nossos reféns de volta, destruiremos os assassinos e erradicaremos o Hamas.”

Condenação da ONU

A ONU condenou a forma como o Hamas realizou a entrega dos corpos, considerando-a abominável e contrária ao direito internacional. Até o momento, 23 dos 33 reféns israelenses previstos para serem devolvidos na primeira fase do acordo já foram entregues — 19 libertados vivos e quatro corpos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp