O Hamas entregou, na manhã desta quinta-feira, 20, os corpos de quatro reféns israelenses, incluindo a família Bibas, sequestrada em 7 de outubro de 2023. Entre as vítimas estão Shiri Bibas, de 32 anos, e seus filhos, Ariel, de quatro anos, e Kfir, que tinha apenas oito meses quando foi levado. O quarto refém entregue foi Oded Lifschitz, um ex-jornalista de 83 anos.
Mortes
A entrega dos corpos ocorreu por meio da Cruz Vermelha na Faixa de Gaza. O Hamas alega que as mortes foram durante um ataque israelense em novembro de 2023, embora isso nunca tenha sido confirmado por autoridades israelenses. Yarden Bibas, marido de Shiri e pai das crianças, foi libertado em 1º de fevereiro, após uma troca de reféns por prisioneiros.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que o dia da entrega dos corpos seria “muito difícil” para Israel e expressou sentimento de luto aos familiares. A cerimônia contou com centenas de pessoas, que se reuniram para acompanhar os cadáveres sendo entregues as autoridades. Além disso, a preparação também foi acompanhada por militares do Hamas, que patrulharam a aérea durante a transferência.
O presidente de Israel, Isaac Herzog, expressou sua devastação, afirmando que “nossos corações estão devastados” e pedindo perdão por não ter protegido as vítimas. A entrega faz parte de um acordo de trégua negociado com mediação do Catar, Egito e Estados Unidos, que prevê a libertação de seis reféns israelenses no sábado.