Lewis Hamilton sofreu um contratempo em seu segundo dia de testes com a Ferrari no Circuito de Barcelona-Catalunha, na Espanha. O heptacampeão mundial perdeu o controle do SF-23, carro da temporada 2023, e bateu contra as barreiras na reta final do circuito. O impacto causou danos na suspensão e em peças aerodinâmicas, levando a equipe italiana a cancelar o restante da programação desta quarta-feira, 29.
Segundo a imprensa italiana, o piloto saiu ileso do acidente, mas os técnicos da Scuderia, liderados por Matteo Togninalli, estão avaliando os danos no carro e analisando a telemetria para entender as causas da batida. Charles Leclerc, que assumiria o monoposto no período da tarde, teve sua sessão adiada devido ao tempo necessário para os reparos. Caso a Ferrari não consiga retomar as atividades nesta quarta-feira, é provável que os pilotos tenham mais tempo de pista na quinta-feira, 30, reduzindo as voltas dos reservas Antonio Giovinazzi e Dino Beganovic.
A sessão de testes em Barcelona ocorre a portas fechadas e faz parte do processo de adaptação de Hamilton à Ferrari antes da temporada 2025 da Fórmula 1. Segundo a imprensa italiana, o britânico estava focado em se familiarizar com o sistema de freios da equipe. O regulamento da categoria permite o uso de monopostos das três temporadas anteriores para testes privados, com um limite total de 1000 km percorridos.
Curiosamente, não é a primeira vez que Hamilton se envolve em um incidente durante testes de adaptação. Em 2007, ao testar pela primeira vez um carro da McLaren, o britânico bateu no Circuito de Valencia. Já em 2013, no início de sua passagem pela Mercedes, sofreu um acidente semelhante no circuito de Jerez após um problema nos freios. Agora, no início de sua trajetória com a Ferrari, a história se repete.
A temporada 2025 da Fórmula 1 começa no dia 16 de março com o GP da Austrália. Hamilton assinou contrato com a Ferrari até o fim de 2026, encerrando uma parceria de 11 anos com a Mercedes.