Hamilton de Holanda conquistou mais uma vez destaque no cenário musical ao receber o prêmio na categoria ‘Melhor álbum de jazz latino’ no Grammy Latino. O renomado bandolinista foi premiado pelo álbum ‘Hamilton de Holanda Trio – Live in NYC’, uma obra que reiterou a sua força como instrumentista na 26ª edição da premiação da Academia Latina de Gravação.
O álbum foi gravado ao vivo no Dizzy’s Club do Jazz at Lincoln Center, em Nova York, durante o encerramento da turnê norte-americana do trio composto por Hamilton no bandolim, Thiago “Big” Rabello na bateria e Salomão Soares no teclado e moog. Além disso, conta com a participação especial do saxofonista norte-americano Chris Potter, enriquecendo ainda mais a experiência musical.
Esta foi a quinta estatueta de Hamilton de Holanda no Grammy Latino, sendo a primeira na categoria de jazz latino. O artista destacou a importância do prêmio em sua trajetória, celebrando a fusão entre o choro e o jazz, além da união de culturas e linguagens que permeiam sua música. Anteriormente, em 2016, ele também foi premiado na categoria de Melhor álbum instrumental pelo disco ‘Samba de Chico’.
Mesmo tendo concorrido este ano ao 67º Grammy Awards na categoria de Melhor álbum de jazz latino pelo álbum ‘Collab’, em parceria com o pianista cubano Gonzalo Rubalcaba, Hamilton não saiu vitorioso. No entanto, a simples indicação ao prêmio reforçou sua presença no cenário internacional da música instrumental, consolidando ainda mais seu nome globalmente.
É importante ressaltar que, no Grammy Latino, Hamilton se destacou como o único brasileiro premiado em uma categoria geral, competindo com artistas de diversas línguas. O reconhecimento do talento do bandolinista com o álbum ‘Hamilton de Holanda Trio – Live in NYC’ demonstra a qualidade e a originalidade de sua obra, que transcende fronteiras e encanta públicos ao redor do mundo.




