Hapvida investe em inteligência artificial para otimizar processos e melhorar atendimentos

O uso de equipamentos, como computadores e outras máquinas, na rotina administrativa e de atendimentos em consultórios e unidades hospitalares, claro, não é novidade. Nem tão pouco o conceito de inteligência artificial (IA), que antes era bastante relacionado a ambientes futuristas, onde máquinas e humanos interagem de forma ainda mais natural e intuitiva. Nesse sentido, o que chama a atenção agora é a união desses dois universos, onde processos de IA têm transformado a rotina, possibilitando uma série de avanços e melhorias tanto para quem oferece atendimento médico, como também para quem procura.

“Quando pensamos em Inteligência Artificial o primeiro ponto é entender a que se refere esse conceito, já que durante muitos anos acreditava-se que seria criada uma IA que seria capaz de resolver todos os problemas do mundo. Uma ideia em consequência de muitos filmes que tratavam a tecnologia dessa forma. Mas o que vemos na prática, no mundo corporativo, é diferente. Até porque a Inteligência Artificial já está bastante presente em nosso dia-a-dia, na internet, mas ainda tímida no ambiente corporativo. É preciso entender também qual o papel dela nesse contexto. Afinal, ela faz parte do processo, mas há uma delimitação e essa é uma questão importante, pois continuamos tendo pessoas fazendo serviço de pessoas, enquanto otimizamos e automatizamos outros processos que podem ser desenvolvidos de forma mais eficiente pela IA. Essa é uma regra que vale para todas as empresas, e com os planos de saúde não é diferente”, destaca Pedro Alcântara, sócio proprietário da Maida Health, empresa de tecnologia em saúde do Sistema Hapvida, com expertise em Inteligência Artificial.

No caso específico do Sistema Hapvida, ele revela que a Inteligência Artificial tem sido usada, principalmente, em algumas rotinas administrativas e também de atendimentos. “No segmento de saúde podemos dizer que o Hapvida é um pioneiro, já que por volta de 2015 a Inteligência Artificial já começou a ser usada na regulação, que se refere ao processo de avaliação técnica de uma determinada solicitação. Como, por exemplo, quando o paciente vai ao médico e esse profissional solicita alguns exames e até procedimentos cirúrgicos. A aplicação da Inteligência Artificial nesses casos nos possibilita um melhor direcionamento dessas solicitações, por meio de um classificador que basicamente aprende e responde com um histórico de ‘sim’ ou ‘não’ para algo, como a liberação de um determinado exame. Mas, é claro, que o sistema é desenvolvido de forma a evitar erros, considerando o grau de indicação para uma resposta ou outra. Por exemplo, se a IA diz ‘sim’ apontando um nível de certeza alto, a realização daquele exame é liberada, mas se ela disser ‘não’, com um nível de certeza baixo, é a necessidade apontada a partir da avaliação do médico que será determinante”, explica ele, destacando ainda que atualmente cerca de 40% dos processos conseguem ser respondidos de forma automática e com nível de assertividade extremamente alto apenas pela avaliação da IA.

Alcântara ressalta ainda que na evolução dessa tecnologia, hoje os médicos do Hapvida, que atuam na regulação, contam com um aplicativo que consegue receber e analisar dados de diferentes operadoras do sistema. O que representa um grande ganho de produtividade e agilidade, já que eles não precisam operar diferentes plataformas durante o trabalho. “E não é só isso! A Inteligência Artificial, no Sistema Hapvida, está presente em outras frentes, o que tem representado grandes avanços, como a auditoria de contas, que é um processo que normalmente já demanda muitas pessoas envolvidas. Nessa área, a IA consegue identificar aquele contrato que tem alguma questão que precisa ser revisada por alguém e aquele que não apresenta nenhum problema e já pode seguir direto para o pagamento. Para isso, são utilizados, como indicativos, o histórico de pagamentos anteriores e padrões implícitos que, às vezes, uma pessoa não conseguiria descobrir em um volume de dados muito grande”, diz ele, revelando que outro ponto de destaque da aplicação da Inteligência Artificial no Sistema Hapvida está na melhor definição da Classificação Internacional de Doenças (CIDs), o que tem resultado em um melhor planejamento das operadoras, possibilitando, inclusive, mais economia e direcionamento dos investimentos.

Sobre os impactos diretos para os usuários, ele destaca a maior agilidade nos atendimentos e a possibilidade de menos deslocamentos e presença física em alguns processos, o que tem sido fundamental nesse período de pandemia. Outro ponto positivo, é o fato de que uma empresa ser mais eficiente em seus processos está diretamente ligada ao fato de ela ser mais competitiva no mercado, inclusive em termos de preços, o que possibilita

aos usuários alternativas mais baratas e de boa qualidade. “Além disso, há outras aplicabilidades da Inteligência Artificial que já têm sido debatidas, apontando que, no futuro, teremos ferramentas que irão nos ajudar a prever possíveis problemas de saúde. E, nesse sentido, o serviço se torna verdadeiramente um grande aliado à saúde, já que a partir do histórico e do cruzamento de informações, poderemos ter indicativos de problemas mais graves de determinados pacientes, trabalhando ainda mais com a prevenção”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

Nome responsável Técnico Hapvida:
Francisco Floriano Delgado Perdigão

CRM 4953

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ação social em Aparecida de Goiânia distribui brinquedos e alegria para crianças carentes

A ação social realizada no último sábado, em Aparecida de Goiânia, que contou com a presença do Papai Noel e distribuiu cerca de 600 brinquedos para crianças carentes, foi organizada pela Urbaniza.BR e pela Trinus. Além dos brinquedos, as famílias presentes puderam desfrutar de brincadeiras, pipoca, picolé e algodão-doce, proporcionando momentos de alegria e diversão para a comunidade local.

O CEO e sócio da Urbaniza.BR, Rodrigo Lima, destacou a importância de promover ações de solidariedade, principalmente durante o período natalino. A festa aconteceu no estande do Jardim dos Pássaros, próximo ao Colégio Estadual Dom Bosco, e teve como objetivo fortalecer o espírito de união e renascimento entre as crianças e seus familiares. A iniciativa surgiu durante os preparativos do lançamento do bairro planejado Jardim dos Pássaros, como uma forma de retribuir à comunidade local.

O Jardim dos Pássaros é um loteamento aberto que oferece uma infraestrutura de qualidade e espaços de lazer para os moradores. Além dos serviços básicos, como rede de saneamento e elétrica, o bairro planejado conta com praças urbanizadas, quadras esportivas, ciclovia e rede de câmeras de monitoramento. Em parceria com a InstaCasa, os compradores de lotes no Jardim dos Pássaros receberão o projeto arquitetônico de suas futuras residências como presente, garantindo mais comodidade e personalização aos futuros moradores.

A iniciativa demonstra o compromisso da Urbaniza.BR com o bem-estar e a qualidade de vida da população local, buscando não apenas oferecer moradias, mas também promover ações sociais e de integração com a comunidade. A alegria estampada no rosto das crianças durante o evento reforça a importância dessas iniciativas para a construção de uma sociedade mais solidária e unida. O sucesso da ação social em Aparecida de Goiânia ressalta a importância de se investir em projetos que visem o bem-estar e a felicidade das crianças e suas famílias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp