Nesta terça-feira (27), a Polícia Federal (PF) cumpre oito mandados de prisão e nove de busca de apreensão em uma operação contra o tráfico de mulheres. A operação, chamada de Harem BR, foi autorizada pela 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba, no interior paulista, e será cumprida em Goiânia (GO), São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), Venâncio Aires (RS), Lauro Freitas (BA) e Rondonópolis (MT).
Entre as ordens de prisão, cinco suspeitos foram incluídos na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) devido ao fato que os investigados podem estar no Paraguai, nos Estados Unidos, na Espanha e Austrália.
Segundo a PF, as investigações começaram em 2019 após a constatação de que um grupo de estelionatários teriam usado cartões de crédito clonados para efetuar a compra de duas passagens aéreas para que mulheres fossem até Doha, no Catar, serem exploradas sexualmente.
Os crimes que serão investigados pela PF serão de favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, a falsidade material ou ideológica, uso de documentação falsa e Rufianismo.