Harem BR: PF faz operação contra tráfico de mulheres em Goiânia

Harem BR: PF faz operação contra tráfico de mulheres em Goiânia

Nesta terça-feira (27), a Polícia Federal (PF) cumpre oito mandados de prisão e nove de busca de apreensão em uma operação contra o tráfico de mulheres. A operação, chamada de Harem BR, foi autorizada pela 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba, no interior paulista, e será cumprida em Goiânia (GO), São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), Venâncio Aires (RS), Lauro Freitas (BA) e Rondonópolis (MT).

Entre as ordens de prisão, cinco suspeitos foram incluídos na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) devido ao fato que os investigados podem estar no Paraguai, nos Estados Unidos, na Espanha e Austrália.

Segundo a PF, as investigações começaram em 2019 após a constatação de que um grupo de estelionatários teriam usado cartões de crédito clonados para efetuar a compra de duas passagens aéreas para que mulheres fossem até Doha, no Catar, serem exploradas sexualmente.

Os crimes que serão investigados pela PF serão de favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, a falsidade material ou ideológica, uso de documentação falsa e Rufianismo.

O inquérito mostrou que uma rede de aliciadores atuava no Brasil e no exterior aliciando mulheres para serem exploradas tanto no Brasil, quanto em outros países. Segundo a polícia, parte das vítimas recrutadas no Paraguai eram menores de 18 anos.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás é o campeão do Turismo no Centro-Oeste

Campeão do Turismo no Centro-Oeste – A regularização do setor de Turismo avança em Goiás. O número de prestadores de serviços turísticos que atuam de forma legal no estado passou de 1.280 em 2019 para 8.200 em 2024.

O crescimento sem igual nos últimos cinco anos levou Goiás ao 7º lugar no ranking nacional em cadastros de prestadores de serviços turísticos regularizados no Ministério do Turismo. O estado se destaca ainda como o 1º lugar na região Centro-Oeste.

Cadastur

Segundo a coordenadora regional do Cadastur de Goiás, Sandra Vital, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos é o sistema de profissionais e empresas que integram a cadeia do Turismo, executado pelo Ministério do Turismo em parceria com os estados.

O Cadastur representa a formalização das empresas, além de ser a garantia de que elas estão operando de acordo com a legislação. O documento é ainda uma importante fonte de consulta para o turista, garantindo maior segurança na escolha dos prestadores de serviços.

A iniciativa também traz benefícios às empresa e profissionais do setor. Isso porque, ao se cadastrar, passam a contar com diversas vantagens e oportunidades de negócios, como acesso a programas governamentais, incluindo cursos de qualificação, apoio em feiras e eventos, visibilidade nos canais de divulgação da Goiás Turismo e, ainda, acesso a financiamento por meio de bancos oficiais.

E o registro é uma das exigências para a inclusão e a permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro.

Campeão do Turismo no Centro-Oeste

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, comemora o crescimento que põe o estado em primeiro lugar no Centro-Oeste em número de estabelecimentos legalizados. Fabrício destaca a seriedade do trabalho de sensibilização feito pela equipe do Cadastur para se chegar a esse resultado.

“O esforço incansável do time da Goiás Turismo levou ao aumento da conscientização de profissionais e empresários do Turismo sobre a importância de se ter o cadastro, o que colocou Goiás na liderança no Centro-Oeste”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos