Harem BR: PF faz operação contra tráfico de mulheres em Goiânia

Nesta terça-feira (27), a Polícia Federal (PF) cumpre oito mandados de prisão e nove de busca de apreensão em uma operação contra o tráfico de mulheres. A operação, chamada de Harem BR, foi autorizada pela 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba, no interior paulista, e será cumprida em Goiânia (GO), São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR), Venâncio Aires (RS), Lauro Freitas (BA) e Rondonópolis (MT).

Entre as ordens de prisão, cinco suspeitos foram incluídos na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) devido ao fato que os investigados podem estar no Paraguai, nos Estados Unidos, na Espanha e Austrália.

Segundo a PF, as investigações começaram em 2019 após a constatação de que um grupo de estelionatários teriam usado cartões de crédito clonados para efetuar a compra de duas passagens aéreas para que mulheres fossem até Doha, no Catar, serem exploradas sexualmente.

Os crimes que serão investigados pela PF serão de favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável, o tráfico de mulheres para fins de exploração sexual, a falsidade material ou ideológica, uso de documentação falsa e Rufianismo.

O inquérito mostrou que uma rede de aliciadores atuava no Brasil e no exterior aliciando mulheres para serem exploradas tanto no Brasil, quanto em outros países. Segundo a polícia, parte das vítimas recrutadas no Paraguai eram menores de 18 anos.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp