#Hashtag: Calouros

#Calouros

O espetáculo produzido pelo Núcleo de Teatro Infantil do Instituto de Artes Gustav Ritter, com a direção de Edson Fernandes, tem como inspiração um show de calouros. Em sua segunda edição, as crianças, alunos de teatro, farão performances de cantores nacionais ou internacionais que possuem forte apelo de brega ou chique.

#Calouros 2

A apresentação será dia 28 de maio, domingo, às 17h, no Teatro Goiânia, com ingressos antecipados a R$ 10,00 e a classificação indicativa é livre. O espetáculo põe em cena personagens como Chiquititas, Rebeldes, Michael Jackson, Sandy e Júnior, Mamonas Assassinas, dentre outros, misturando dança, música e teatro visando potencializar o talento dos alunos do Núcleo de Teatro.

#Fotografia

Os profissionais interessados em participar de uma das maiores premiações brasileiras na área da fotografia – o Prêmio FCW de Arte – têm até o próximo dia 31 de maio (quarta-feira) para realizar as suas inscrições. Até esta quinta-feira (18/5), 303 ensaios fotográficos já tinham sido submetidos à Fundação Conrado Wessel, organizadora do evento.

#Fotografia 2

Os ensaios fotográficos (publicados ou inéditos) precisam ter como tema “Brasil – Desafios em Movimento” e ser compostos por no mínimo 10 imagens, com abordagens de conteúdo etnográfico, de paisagismo ecológico ou socioambiental. Devem, ainda, ter sido feitos no Brasil, comprovadamente no período entre 1.º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2016.

#Gelado

A Creme Mel Sorvetes, empresa genuinamente goiana, lança seis produtos no mercado brasileiro de uma só vez em comemoração ao ano em que a empresa celebra seu 30º aniversário.

#Gelado 2

São quatro picolés, o Chocolate ao Leite, os sabores de uva e morango da nova linha KidMel e o sorvete no palito Iogurte Grego com Frutas Vermelhas; além de dois sorvetes no pote, sabor Limão Siciliano Super Premium e o Nós 2 Iogurte Grego com Maracujá.

#Gelado 3

Os produtos já estão disponíveis nos mais de 15 mil pontos de venda ativos em todo Brasil. Diferentes formatos e tamanhos, em sabores naturais da fruta; cítricos; cremosos; e uma linha especial para crianças, as novidades são variadas e prometem agradar a toda a família.

UNDERLINE

# E os PARABÉNS de hoje vão para: Avilton Jose de Oliveira, Bárabara Evans Clark, Claudia Fernandes Madeira, Cléver Araújo, Diolindo Neto Freire, Fernando Zafalão, Gustavo Braga, Henrique Lamberg, Jorge Resende, Juliana Castro, Paluki Botelho, Rildo Lasmar, Savanan Almeida, Sergio Pato, Talvane Garcia, Tatianne Santos, Tulliane Souza e Virgínia Pinheiro.

# O Boticário acaba de lançar o Quasar Surf. A nova fragrância tem toque das flores
do Pacífico, das algas do Atlântico e das madeiras da Oceania.

# O presidente dos EUA, Trump, anunciou em discurso, que vai pedir apoio aos mulçumanos no combate ao terrorismo.

# Michel Temer cancelou jantar no Palácio da Alvorada programada para a noite de ontem.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Declaração de rebanho deve ser feita à Agrodefesa até dia 31, em Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta os pecuaristas goianos que termina na próxima terça-feira, 31, o prazo para a declaração de rebanho obrigatória no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago).

Devem ser declaradas informações cadastrais atualizadas, as mortes, os nascimentos e a evolução de todas as espécies existentes nas propriedades de todos os municípios do Estado. A medida está prevista na Portaria nº 473/2024 da Agrodefesa.

“A declaração de rebanho permite a Agrodefesa acompanhar a produção pecuária no Estado e desenvolver ações de defesa sanitária animal, impulsionando a economia goiana. Nossos pecuaristas são nossos parceiros e entendem a necessidade da ação, por isso, reforçamos o cuidado com o prazo, que termina no próximo dia 31 de dezembro”, salienta o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

O Sidago está disponível no endereço https://sidago.agrodefesa.go.gov.br. O acesso ao Sistema para declaração de rebanho é feito por meio de login e senha de acesso exclusivos do titular da propriedade.

Declaração de rebanho – particularidades

A depender do tipo de rebanho, algumas informações complementares são exigidas do pecuarista, durante a declaração. O produtor rural deverá informar na declaração de rebanho o mês de nascimento de todos os bovinos e bubalinos nascidos após a 1ª Etapa/2024 do mês de maio.

No caso dos produtores de leite, também está disponibilizada a opção de compartilhamento de dados com os laticínios aos quais fornecem o produto. O fornecimento das informações aos laticínios é medida obrigatória, estabelecida de acordo com a legislação pertinente, a qual determina que o leite só pode ser recebido de propriedades que estejam sanitariamente regulares.

Conforme consta do Decreto Estadual nº 5.652/2002, o produtor deve comprovar que está regular com a vacina de brucelose e demais obrigações sanitárias para que possa comercializar o leite que produz.

Para realizar o compartilhamento das informações via Declaração de Rebanho e Vacinação – Etapa Novembro 2024, o produtor deverá acessar o Sidago com seu login e senha e clicar em Declaração de Rebanho e Vacinação.

Nesta etapa deverá responder “sim” à pergunta se é produtor de leite e também à permissão que seus dados sejam compartilhados via Sidago para a venda de leite ao laticínio. Será solicitado ainda o CNPJ da empresa que recebe o leite. Feito isso, o produtor deverá realizar o restante da declaração e salvar.

No lançamento dos dados de suínos e aves, a Portaria também estabelece que deverão ser informadas na declaração somente estabelecimentos caracterizados como criatórios ou criações de fundo de quintal, ou seja, animais criados para subsistência.

Outra particularidade é que, nos 119 municípios considerados de alto risco para a raiva, em Goiás, os pecuaristas que realizaram a vacinação contra a doença de 1º de novembro a 15 de dezembro, além da declaração de rebanho, também devem realizar a comprovação da imunização antirrábica.

“A declaração de rebanho é obrigatória por ser uma importante medida sanitária para a realização de diferentes ações da Agrodefesa, sejam elas de fiscalização agropecuária, de inspeção sanitária ou mesmo em situações emergenciais, como no caso de algum foco de doença. Auxilia na garantia da sanidade dos rebanhos e do consumidor final, pelo acompanhamento feito pelo Governo de Goiás”, complementa a gerente de Sanidade Animal, Denise Toledo.

Trânsito

A Portaria nº 473/2024 da Agrodefesa, também orienta o trânsito de animais durante o período da declaração de rebanho. De acordo com a norma, fica proibido o trânsito de quaisquer espécies animais, para entrada e saída, cujas propriedades de origem e destino não tenham realizado a declaração de rebanho, exceto aos animais destinados ao abate imediato.

Durante o período da campanha, também fica determinado que a entrada de animais em leilões e feiras pecuárias somente será permitida após o cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas na legislação. Neste caso, o estabelecimento leiloeiro não poderá abrigar os animais para participação de leilões em datas futuras, quando a origem desses animais não estiver regular quanto ao cumprimento das medidas sanitárias estabelecidas na legislação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp