#Hashtag: Mulheres

#Mulheres

O quarteto formado pela criadora Aloma Schmaltz Rocha; a arquiteta Milena Niemeyer; a psicóloga Vivian Lyrra e a nutricionista Raysa Ribas estará hoje, na CASACOR Goiás, a partir das 19 horas. Elas convidaram um grupo de 20 mulheres para discutir temas atuais como o consumo consciente, a relação da mulher atual com o corpo e o empoderamento feminino. A mediadora da conversa, batizada de Fala mana! será a jornalista Andréa Regis.

#Show

A cantora Sabah Moraes faz show de lançamento de seu novo CD, hoje, às 20 horas, no Teatro Sesi. O disco Dança das Marés é o sétimo trabalho da carreira e traz composições inéditas da própria artista, além de obras de compositores goianos. Os ingressos podem ser trocados por 2 quilos de alimentos não perecíveis ou um livro literário.

#Cinema

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) começa hoje na cidade de Goiás, com uma programação focada no cinema, e prossegue até domingo, 25. A 19ª edição do maior festival de cinema ambiental da América Latina terá oito mostras de cinema com mais de 100 filmes, dos quais 25 competirão por uma premiação de R$ 280 mil na mostra oficial.

#Cinema 2

A abertura do festival será às 20 horas, no Cineteatro São Joaquim, com o filme Caminho do Mar, dos diretores Bebeto Abrantes e Juliana Albuquerque. No júri, a norte-americana Michelle Stethenson, Dora Jobim, Ilda Santiago, Marília Rocha e Sandra Kogut.

#Cinema 3

Além de grandes cineastas e ambientalistas, a atriz Dira Paes também estará presente no evento que acontece na Cidade de Goiás. E o jornalista André Trigueiro, da Globo News, vai lançar o livro Cidades e Soluções. O encerramento no domingo terá show com entrada franca com o cantor Diogo Nogueira e o instrumentista Hamilton de Holanda.

UNDERLINE_

# E os PARABÉNS de hoje vão para: Alessandra Andrade, Ana Canêdo Rodrigues Alves, Cesar Augusto, Daniel Thavarez, Deusmar Padua, Gabriel Filho, Leonardo Iran da Silva, Maione Padeiro, Marcio Pereira dos Santos e Pedro Paulo.

# A GO BOX Fresh Fast Food abre as portas hoje, com uma Opening Party, às 19h, na Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista. As empresárias Tana Lobo e Luiza Esperidião irão apresentar para os convidados uma comida nutritiva e saborosa.

# Os empresários Eberth Oliveira Motta, Rachel de Oliveira Motta e Saulo de Tarso Oliveira realizam hoje coquetel na Zeiss Vision.

# O Sindicato do Comércio Atacadista no Estado de Goiás (Sinat-GO) promoverá hoje a palestra “Fluxo de Caixa na Prática”, a partir das 19 horas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp