Press "Enter" to skip to content

Haverá 4 vezes mais soldados americanos na posse de Biden do que no Iraque e Afeganistão juntos

Última atualização 17/01/2021 | 17:17

Uma megaoperação está sendo montada para a posse do democrata Joe Biden à presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro. É comumente um grande evento nos Estados Unidos, com participação de antigos presidentes e personalidades da mídia. Este ano, a cantora Lady Gaga cantará o Hino Nacional Americano.

Para se ter uma ideia, em 1993, na “Inauguração” de Bill Clinton, Michael Jackson foi quem se apresentou, pedindo ao então presidente que tomasse medidas para cuidar dos pacientes soropositivos, num período de grande incidência da AIDs.

Neste ano, 20 mil soldados da Guarda Nacional foram convocados para ficar nas ruas e no Capitólio de Washington. A quantidade de soldados é quatro vezes maior do que no Afeganistão e no Iraque, juntos. Por decisão do ainda presidente Donald Trump, o Pentágono anunciou o corte no número de soldados nestes países em 15 de janeiro, para apenas 2,5 mil soldados americanos em cada uma das nações.

A justificativa dada para tantos agentes é que em 6 de janeiro, na “Marcha para Salvar a América”, manifestantes entraram no Capitólio americano e invadiram a sessão do Congresso, depois de alegarem indignação e fraude nos resultados eleitorais. Trump está sob processo de impeachment, e numa campanha de cancelamento, vê suas contas serem bloqueadas nas redes sociais e contratos milionários de negócios sendo desfeitos.

Imagem: Joshua Roberts/Reuters