Press "Enter" to skip to content

HDT realiza segunda captação de órgãos para transplantes

Última atualização 24/08/2023 | 11:50

Os familiares de uma mulher de 66 anos que estava internada no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás, que teve morte encefálica devido a um acidente ofídico, autorizaram a doação dos rins. Dois pacientes que aguardam transplante serão beneficiados e terão uma nova chance de cura.

A doadora chegou a ficar internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido a mordedura da serpente, mas teve um agravamento do quadro. Assim, o protocolo de morte encefálica foi aberto. Após a constatação, foi realizado o acolhimento da família que aceitou a doação.

Todo o processo contou com o apoio da equipe de médicos e profissionais da Central Estadual de Transplantes (CET), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Esse é um marco histórico para a unidade. É a segunda captação de órgão no HDT”, pontua o diretor-executivo do hospital, Antônio Jorge. A primeira foi de uma córnea, em 2017.

Segundo a gerente de transplantes da SES, Katiuscia Christiane Freitas, as unidades de saúde estão preparadas para acolher as famílias. “A doação de órgãos é um gesto de solidariedade que vai transformar a vida de pessoas que estão na fila de transplantes. É necessário um trabalho contínuo para conseguir o consentimento familiar. E a cada sim que recebemos é uma vitória. Há uma mobilização de vários profissionais de saúde para fazer acontecer”, esclarece.

A coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HDT, Magda Cristina Tolentino Chaves, ressalta a importância da autorização dos familiares para que a doação ocorra. “A doação não ajuda apenas o paciente que recebe o órgão, mas toda sua família. A doação muda a vida de várias pessoas e sem o sim da família, nada disso é possível”, destacou.

Espera e fila

O Brasil tem hoje 65.912 pessoas aguardando na fila de espera por um transplante de órgão. O número cresce a cada dia e é um dos maiores dos últimos 25 anos. A maioria, 36.964 esperam por um rim. Em segundo lugar, vem a espera por doação de córneas. Vale ressaltar que um único doador pode beneficiar até oito pessoas com o transplante de órgãos e tecidos. Dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) mostram que no ano passado o Brasil realizou mais de 22 mil transplantes. Já em 2021, foram mais 23,5 mil procedimentos.

Em Goiás, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgão e Tecidos de Goiás (CNCDO – GO) é formada por uma equipe multiprofissional da SES, subordinada ao Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde (MS), que coordena e fiscaliza todas as ações de transplantes no Estado.

Cabe a ela o gerenciamento dos pacientes inscritos por seus médicos à espera de um órgão ou tecido, acompanhamento de potenciais doadores, armazenamento dos dados de todos os doadores e receptores e distribuição dos órgãos/tecidos para os respectivos transplantes.