Press "Enter" to skip to content

HDT realiza visitas virtuais para os pacientes com Covid-19

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) desde 2012, implementou nesta última semana, o projeto de visitas virtuais para pacientes diagnosticados com Covid-19 internados na unidade.

O objetivo é de humanizar o atendimento e assegurar o acompanhamento do estado clínico do paciente para familiares. O projeto de Visitas virtuais será realizado pela equipe de comunicação e acolhimento formado pelo Serviço Social e de Psicologia do hospital. 

No dia 11 de agosto a unidade suspendeu, por tempo indeterminado as visitas aos pacientes internados em todos setores do hospital. A medida é provisória, com intuito de reduzir a circulação de pessoas dentro da unidade, evitando a transmissão do novo coronavírus.

A diretora técnica do HDT, Vivian Furtado, informou que as videochamadas serão realizadas de um tablet com acesso à internet e ao aplicativo de mensagens whatsapp. “Custeados pela unidade, o hospital disponibilizará dois tablets e um smartphone que serão distribuídos entre as áreas de internação e UTI’s”, conta a diretora. 

As ligações por vídeo tem um tempo de cinco minutos por paciente. O serviço social vai identificar o cuidador principal de referência, o familiar responsável por reunir os demais para as visitas virtuais ou transmitir as informações.

A diretora assegura que a ação será realizada seguindo o protocolo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SICH) da unidade. “Os aparelhos eletrônicos serão mantidos com proteção plástica e higienização com álcool 70% a cada uso”, relata Vivian.

O boletim médico também será realizado por chamadas e videochamadas. Pa os pacientes na UTI, as visitas serão realizadas diariamente a partir das 15h, junto ao Serviço Social. Os pacientes inconscientes terão as visitas realizada pela equipe de psicologia no período matutino, por meio de áudio de familiares que serão reproduzidos ao lado dos leitos.

O boletim médico será realizado pelo médico plantonista, em sala reservada, silenciosa e sem interrupções. Os pacientes nas enfermarias, serão visitados no período diurno, e o boletim médico com as informações sobre o quadro clínico do paciente será passado diariamente das 9h30 às 11h30.

 A coordenadora do Serviço Social do HDT, Carla Simone, fala sobre a importância da ação. “Em um momento tão impactante para saúde física e emocional dos nossos pacientes, o vínculo afetivo, mesmo que de forma virtual, pode contribuir de maneira positiva para o tratamento da doença, além de proteger os familiares do risco de contágio”, relata.

A equipe de comunicação e acolhimento está responsável por auxiliar os pacientes e familiares em relação a rotina de comunicação, os horários de visita, funcionamento dos boletins médicos com horário e fluxo.