HDT recebe doação de leite em pó para pacientes

HDT recebe doação de leite em pó para pacientes

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza campanha para arrecadar leite em pó para doação às mulheres que vivem com o vírus HIV e não podem amamentar seus filhos. A iniciativa faz parte do programa Prevenir para Vida, que existe há 15 anos no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT). O projeto garante que essas crianças recebam leite especial até atingirem um ano e meio de vida.

O leite em pó é essencial para o perfil dos pacientes do hospital, substituindo o leite materno quando há necessidade. A medida auxilia na diminuição e no controle do HIV/Aids nos casos de transmissão vertical, situação em que a criança é infectada durante a gestação, no parto ou por meio da amamentação.

A supervisora do setor de psicologia e adesão do HDT, Aline Rosa da Costa, explica que a doação do alimento para as mães favorece maior adesão ao tratamento. “Esse projeto é referência em todo o estado e garante a diminuição da taxa de transmissão vertical e também o compromisso das mães ao tratamento. Nos valemos desta oportunidade para ofertar um serviço de qualidade e cada vez mais humanizado”, reforça.

A diretora técnica do hospital, Karine Borges de Medeiros, acredita que a doação do alimento é uma oportunidade para levar mais dignidade às pacientes do HDT. “Todos da sociedade podem doar. Quem tiver a intenção de fazê-lo é só procurar nosso Setor de Adesão, aqui na sede do hospital, e contribuir diretamente com aqueles que mais precisam”.

Referência nacional

O HDT é reconhecido como uma das maiores referências nacionais no atendimento a doenças infecciosas e dermatológicas. Além de ser o único hospital de infectologia do país a possuir as acreditações ONA 1 e ONA 2, a unidade é considerada referência nacional em humanização pelo Ministério da Saúde.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos