Press "Enter" to skip to content

Heapa reforça luta contra hepatites virais

Última atualização 08/08/2023 | 11:39

O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) reforça as ações de prevenção, controle e tratamento de hepatites virais entre os colaboradores da unidade do Governo de Goiás. Recentemente o hospital realizou uma palestra sobre essas doenças que são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

HEPATITES VIRAIS

A coordenadora do programa de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, enfermeira Daniele de Oliveira Prates, explicou que hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool, drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

“Nem sempre a doença apresenta sintomas. Mas quando aparecem, eles se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dentre outros”, disse.

Os tipos, as forma de prevenir, transmitir e tratar e os reforços vacinais foram outros tópicos levantados pela enfermeira, que também falou sobre os testes rápidos disponíveis, de maneira gratuita, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia.

Outras doenças também foram abordadas por Daniela, como o HPV, a sífilis e o HIV/aids, bem como suas formas de proteção, transmissão e tratamento.

SUS

Durante a palestra, Daniela expôs que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para todos os tipos de hepatite, independentemente do grau de lesão do fígado.

“Protejam-se. A falta do conhecimento ainda é um grande desafio. Por isso, recomendamos sempre que todos façam o teste rápido e, em caso de resultado positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde”, alertou.