Hecad amplia acompanhamento escolar para crianças internadas

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ampliará a partir do mês de setembro o atendimento escolar para crianças em internação na unidade. “Hoje oferecemos acompanhamento pedagógico duas vezes na semana para as crianças com tempo de internação superior a 15 dias. Com a ampliação, o acompanhamento será oferecido de segunda a sexta-feira, de acordo com a necessidade e condições clínicas de cada paciente” afirma a diretora-geral do Hecad, Mônica Costa.

No primeiro semestre de 2023, mais de 400 atendimentos educacionais foram realizados no Hecad. O serviço é fundamental para os pacientes hospitalizados por um grande período de tempo. “O acompanhamento escolar permite a continuidade do processo de desenvolvimento e de aprendizagem das crianças, além de oferecer a elas uma ponte com a vida e a rotina que possuem fora do hospital”, explica a médica.

Para a professora Elenita Rodrigues, que trabalha com as crianças em internação no Hecad, o acompanhamento escolar auxilia também na reintegração do aluno à escola. “A criança se sente mais confiante e animada no hospital porque deixa de focar na doença e passa a focar no conteúdo ensinado. O atendimento educacional ajuda ainda no retorno às aulas, porque o paciente é avaliado, tem nota e pode seguir acompanhando a turma, o que reduz a defasagem idade/série, a evasão escolar e a reprovação”, conta a docente.

Aulas

O acompanhamento é realizado no leito de cada paciente e tem duração de 50 minutos. O conteúdo é selecionado de acordo com o modelo curricular da série que a criança cursa, com aulas e atividades pedagógicas nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Redação. Os pacientes sem precaução de contato podem participar também de atividades e oficinas em grupo, realizadas na brinquedoteca do hospital. Os atendimentos são feitos por professores do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH) da Seduc e pela equipe de pedagogia hospitalar do Hecad.

“Nós analisamos junto às equipes assistenciais se o paciente está apto para receber o atendimento educacional, conversamos com a criança e com a família, selecionamos e organizamos de acordo com o ano/série o material que será utilizado e fazemos um cronograma para as aulas”, explica Elenita, que integra o NAEH.

O paciente Deyvid Oliveira, de 12 anos, fez questão de participar do acompanhamento escolar. “Eu fico muito tempo deitado aqui e gosto quando a professora chega. Hoje eu tive aula de matemática e educação financeira e os exercícios foram bem legais”, conta a criança. “Também tem jogos, oficinas, tarefas e tudo isso ajuda a gente a aprender mesmo estando no hospital”, diz o paciente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos