Press "Enter" to skip to content

Helicóptero da brigada militar cai durante treinamento, no Rio Grande do Sul

Última atualização 10/02/2022 | 16:51

Na manhã desta quinta-feira (10) um helicóptero da brigada militar sofreu um acidente, em Capão Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O helicóptero estava sendo utilizado para a realização de um exercício que estava sendo feio no aeroporto do município.

Segundo informações da brigada militar cedidas a imprensa, um aluno estava realizando uma manobra de pane em baixa altura. Trata-se de um exercício corriqueiro e realizado à exaustão, para treinar a tripulação a reagir a situações de emergência.

No entanto, ainda por razões desconhecidas, o aluno e o piloto-instrutor não conseguiram recuperar a altitude de aeronave. O equipamento tombou no solo e sofreu danos estruturais. Os dois policiais, um tenente-coronel e um major, não ficaram feridos, “estão bem, e passam por avaliação médica”, declarou a BM.

Eles foram atendidos por paramédicos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e encaminhados para avaliação médica.

A aeronave que sofreu o acidente é um Schweizer 269C-1, de matrícula PR-CEU, fabricado em 2007. O equipamento, que é de fabricação norte-americana foi comprado pela Brigada Militar no ano de 2010. Ele tinha certificado de aeronavegabilidade válido até 11 de novembro de 2022.

Após o acidente, o aeroporto de Capão de Canoa foi fechado para a realização de pousos. O local está isolado para a realização de uma perícia por parte do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Veja nota da Brigada Militar

A Brigada Militar informa que na manhã dessa quinta-feira (10/02), por volta das 10h, em instrução regulamentar em aeronave de treinamento, no aeroporto de Capão da Canoa, ao finalizar manobra simulada de emergência os pilotos não conseguiram recuperar a altitude e tombaram.

A bordo estavam os pilotos aluno (major) e instrutor (tenente-coronel), que não ficaram feridos, estão bem e passam por avaliação médica preventiva. O local foi isolado para avaliação dos órgãos responsáveis da investigação na área de aviação (Cenipa e Anac).

O aeroporto está fechado para pousos até a liberação da área pelos órgãos de investigação de acidente aeronáutico.