Hemocentro alerta para queda no estoque de sangue

A Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) inicia o mês de outubro com uma preocupante queda no estoque de sangue, especialmente nos tipos negativos A-, B-, O- e AB-. Este déficit gera um impacto significativo nas 223 unidades de saúde atendidas pela rede em todo o estado de Goiás.
 
O alerta do Hemocentro tem como objetivo garantir a manutenção do estoque de sangue para a continuidade do atendimento ininterrupto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A queda no estoque de sangue é particularmente crítica, pois os tipos de sangue de fatores negativos são os mais utilizados em situações de emergência nas unidades de saúde atendidas pela Rede Hemo.
 
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, faz um apelo para que as pessoas realizem a doação. “Apesar de o estoque do Hemocentro estar em um nível seguro, estamos com déficit de 22%. Por isso, pedimos o apoio da população, para que quem ainda não veio fazer sua doação nesses últimos três meses, ou ainda não é doador, que venha doar. É um gesto simples, rápido, mas que é capaz de salvar até quatro vidas. O tempo entre a triagem e a coleta dura menos de uma hora”, ressalta.
 
Além disso, Ana Cristina destaca que é importante estar atento aos critérios para doação de sangue. “Os pontos de atenção vão desde local e hora para doação até doenças ou situações impeditivas. Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que, antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.”
 
Para aqueles interessados em doar, a Rede Hemo disponibiliza várias opções de locais para doação. Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e, aos sábados, das 8 às 12 horas. Nas unidades da Rede Hemo localizadas no interior (Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu), o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
 
A Rede Hemo também oferece o agendamento prévio das doações por meio do site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. No Hemocentro de Goiânia e de Rio Verde, os voluntários podem agendar doação de plaquetas, um tipo de hemocomponente utilizado no tratamento de pacientes oncológicos e de doenças como dengue e covid-19.
 
Empresas ou instituições podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro para realização de ações de coletas de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. Para o agendamento da ação, é necessário ter a confirmação de 120 pessoas interessadas em participar e fazer uma solicitação via e-mail, por meio do endereço [email protected] ou pelo telefone (62) 3231-7925.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp