Para doar sangue, é necessário que o voluntário tenha boas condições de saúde
No dia 25 de novembro é celebrado nacionalmente o Dia do Doador de Sangue Voluntário, e o Hemocentro preparou uma série de ações para lembrar a data e estimular as doações. O objetivo, além da conscientização, é aumentar os estoques do banco de sangue, que está em baixa e, em breve, devido ao período de férias, será ainda mais requisitado pelo aumento da demanda.
Com o tema ‘Hemocentro Itinerante’, neste ano o intuito é ir aonde o doador está com o ônibus coletor e incentivar a doação. A programação começa nesta segunda-feira, dia 19, com abertura das ações com uma homenagem aos doadores mais velhos e mais jovens de 2018. Na terça-feira, dia 20, e na quinta-feira, dia 22, o ônibus irá receber doações de colaboradores da sede da Unimed.
Na quarta-feira, dia 21, a unidade estará na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), na Alameda dos Buritis; e na sexta-feira, dia 23, no Ipasgo, coletando sangue dos colaboradores e médicos da unidade. Nesses locais, o atendimento será das 8 às 14 horas.
Doação
Para doar sangue, é necessário que o voluntário tenha boas condições de saúde, de 16 anos a 69 anos e peso superior a 50 quilos. Todos os interessados são submetidos à triagem, na qual é feita uma entrevista e exames clínicos para averiguação de doenças como Aids e hepatite.