Press "Enter" to skip to content

Hemocentro de Goiás convida roqueiros e motociclistas para doação de sangue

Última atualização 10/07/2023 | 10:07

Solidariedade ao som de rock. Essa é a proposta da campanha Rock na Veia, promovida pela Rede de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo). Nesta edição, o evento tem parceria com o grupo de motociclistas Royal Riders, que apresenta o projeto Royal na Veia, realizado em todos o País. O evento também conta com a participação da banda de rock Sunroad e o apoio da Rádio Rock. O encontro será no dia 15 de julho e começará com um café da manhã no Hemocentro Coordenador, em Goiânia.

A expectativa é mobilizar motociclistas e quem curte o estilo musical, das 8 às 16 horas. Algumas motos, especialmente do estilo estradeiro e clássico, estarão expostas durante a ação. O evento vai comemorar o Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho. Administrador do moto grupo Royal Riders, Eduardo Cassapula diz que a iniciativa partiu do grupo paulista de donos de motos Royal Enfield, que realizam o Royal na Veia há vários anos.

Cassapula detalha que trazer o Royal na Veia para Goiás já era um projeto. Ele explica que os administradores dos moto grupos em cada estado também têm buscado a adesão de motociclistas para a doação de sangue. “Todos sabemos da importância da doação. Vamos colaborar para que mais vidas sejam salvas. A expectativa é muito boa. Temos um grupo forte e unido. Queremos reunir pessoas que estejam prontas para salvar outras vidas.”

Já existe o evento chamado Royal na Veia, em São Paulo, e ele diz entender que Goiás também pode ter uma edição para unir a solidariedade da doação de sangue com o amor ao rock e às motocicletas.

Baterista da banda Sunroad, Frederico Mika se lembra que a banda já se apresentou em um evento semelhante no local, em 2017. Mas reforça que é sempre muito bom poder contribuir. Ele destaca que o grupo quer vai levar rock de qualidade aos presentes.

“Vai ser ótimo. Esperamos todo mundo lá.” Para atender à demanda esperada neste dia, o Hemocentro Coordenador terá horário expandido. O funcionamento aos sábados é das 8 às 12 horas. Mas no dia 15 de julho, o atendimento será até 16 horas.

Incentivo

Diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart está otimista com o evento. “Sempre buscamos parcerias para ter visibilidade, especialmente em grupos que não conseguimos atingir.” Ela comenta que motoclubes já mantêm tradição de se reunirem no HGG para o Doe sangue ao som do rock e, pela primeira vez, o Hemocentro vai realizar uma ação semelhante. “Estamos otimistas em trazer esse grupo ao hemocentro pra movimentar as doações regulares.”

Ela destaca que a intenção é trazer o público para conhecer a unidade e reforçar a necessidade da doação regular. “A ideia é inovar e trazer as pessoas aqui. Temos grande procura pela unidade móvel e queremos que as pessoas conheçam nossa sede. Por ser sábado, acreditamos que será grande a adesão.”

Ela ainda ressalta que julho é um mês oportuno para a ação porque, por conta das férias, cai o número de doações. “Faremos ações diferenciadas para reforçar o apelo que fazemos para doação de sangue em Goiás.”

Dia do Rock

O Dia Mundial do Rock surgiu em homenagem a um show que ocorreu em 1985. O Live Aid foi um evento organizado com o objetivo de arrecadar fundos a fim de acabar com a fome na Etiópia. Os shows foram realizados no Wembley Stadium, em Londres, com uma plateia de aproximadamente 82 mil pessoas, e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, com aproximadamente 99 mil pessoas.

Alguns artistas apresentaram-se também em Sydney, Moscou e no Japão. Foi uma das maiores transmissões em larga escala por satélite e de televisão de todos os tempos. Estima-se que quase 2 bilhões de espectadores tenham assistido à apresentação ao vivo, em mais de cem países. Grandes nomes como Queen, David Bowie, Elton Jhon participaram do show.

Quem pode doar

Para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto, e idade entre 16 e 69 anos. Antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e para quem tem acima de 60, é necessário já ter realizado uma doação anteriormente.

Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. No caso da vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas, enquanto para a imunização contra covid-19, é preciso aguardar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas.

Doar sangue não dói e não faz mal à saúde. O procedimento não dura mais que dez minutos e pode salvar até quatro vidas. A Rede Hemo tem unidades de coleta em Goiânia e, no interior, nos municípios de Jataí, Catalão, Ceres e Rio Verde. Também existem unidades de coleta e transfusão em Formosa, Iporá, Porangatu e Quirinópolis.