Press "Enter" to skip to content

Hemocentro pede que curados da Covid-19 doem plasma

Última atualização 22/09/2021 | 20:23

O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz está em busca de voluntários que já tiveram Covid-19 e estão curados para doarem plasma. A ideia do uso de plasma convalescente é fornecer anticorpos já pré-formados para aqueles pacientes que têm os primeiros sinais de gravidade da doença.

Para doar é necessário ter idade entre 18 a 60 anos; peso igual ou acima de 60 Kg; no caso do sexo feminino, é necessário que não tenha gestações prévias; apresentar resultado de teste positivo para Covid-19 e estar sem sintomas há mais de 14 dias.

Segundo a coordenadora do projeto de recuperação com plasma e diretora-médica do Hemocentro, Alexandra Vilela, mesmo com a forte demanda pelo hemocomponente, há um número muito baixo de doadores voluntários. “Nós já temos toda a estrutura necessária para começar as infusões, porém precisamos de mais doadores para garantir o estoque de todos os grupos sanguíneos”, afirma.

Ainda de acordo com Alexandra, um único voluntário pode fazer até três doações com intervalos de 14 dias. Os interessados devem entrar em contato com o Hemocentro pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3201-4101.