Hemocentro promove campanha de coleta de plasma com pessoas curadas da Covid-19

O Hemocentro de Goiás começou essa semana, uma campanha para coleta de plasma de pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 e já se recuperaram da doença. Segundo a médica hematologista e diretora médica do Hemocentro, Dra. Alexandra Vilela, o intuito é pesquisar, com base nos anticorpos contra o coronavírus, um tratamento para pacientes em estado mais crítico.

“Quando nós entramos em contato com um vírus ou bactéria, nosso corpo produz anticorpos que ajudam a matar o agente infeccioso. O que acontece normalmente, é que existe um tempo para o organismo produzir esse anticorpo. A ideia é pegar o plasma de pessoas que pegaram covid-19 e já se recuperaram, e inserir em pessoas que estão com a doença para auxiliar no tratamento”, explica a médica.

Aquelas pessoas que já se recuperaram da Covid-19 e não apresentam mais qualquer tipo de sintoma, poderão entrar em contato com o Hemocentro, para se informar se estão aptas à doação de sangue. O contato pode ser feito pelo telefone 3201-4101 ou pelo e-mail [email protected].

Segundo a diretora-médica do Hemocentro de Goiás, Alexandra Vilela Gonçalves, o uso do plasma será estudado e, posteriormente, poderá ser utilizado em pacientes internados com estado de saúde considerado de moderado a grave.

Para entender mais sobre os procedimentos e orientações da médica, acompanhe entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=gB9jY3y_rQ4&feature=youtu.be

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp