Henrique, ídolo do Cruzeiro, retorna ao Figueirense como auxiliar-técnico

henrique2C-idolo-do-cruzeiro2C-retorna-ao-figueirense-como-auxiliar-tecnico

Lembra dele? Henrique, ex-Cruzeiro, será auxiliar-técnico de time da Série C

Ex-volante retorna ao clube que o revelou ao futebol

Ídolo do Cruzeiro, Henrique está de volta ao clube que o revelou há 20 anos. Ele será auxiliar técnico de Elio Sizenando [https://ge.globo.com/sc/futebol/times/figueirense/noticia/2025/08/14/quem-e-elio-sizenando-novo-tecnico-do-figueirense.ghtml] no Figueirense, para a sequência da Série C do Brasileiro.

Henrique foi o capitão do Cruzeiro na conquista da Copa do Brasil. Após encerrar a carreira como jogador, em dezembro de 2023, Henrique foi gerente de futebol e auxiliar-técnico no Pouso Alegre, onde, nesta temporada, conheceu Elio Sizenando.

— Henrique era o auxiliar da casa, gostei de trabalhar com ele, também pelo conhecimento de capitão. Quando apareceu o convite [do Figueirense] eu chamei e ele aceitou na hora o desafio. É importante a vinda dele, mais um membro pra comissão técnica é importante — disse Elio na coletiva de apresentação ao Figueirense [https://ge.globo.com/sc/futebol/times/figueirense/noticia/2025/08/14/brigando-contra-o-rebaixamento-novo-tecnico-do-figueirense-crava-a-gente-pode-classificar.ghtml] na quinta-feira.

Henrique retorna ao Figueirense após 20 anos. O ex-volante chegou às categorias de base ao Figueira com 22 anos em 2005, vindo do Londrina. No mesmo ano, jogou pelo profissional do clube na Série A do Brasileiro. Na estreia, fez um dos gols do Figueirense na vitória em 3 a 1 contra o Santos, no Orlando Scarpelli.

Ironicamente, a última partida dele pelo Figueira também foi contra o Santos, mas com o resultado contrário: 3 a 1 para o Peixe, na Vila Belmiro. E Henrique foi expulso no segundo tempo. Ao todo foram três temporadas no Figueirense, entre 2005 e 2007, com 89 partidas disputadas e seis gols.

Henrique saiu do Figueirense para o Júbilo Iwata, do Japão, onde fez apenas 17 partidas em 2007. No ano seguinte foi para o Cruzeiro construir uma grande história de idolatria, com mais 500 partidas defendendo a Raposa, com dois títulos da Série A do Brasileiro, duas Copa do Brasil e seis Campeonato Mineiro. Além do Cruzeiro, Henrique também jogou pelo Santos e Fluminense.

Não perca as últimas notícias do esporte catarinense em de [https://ge.globo.com/sc/]! Várias novidades sobre o seu time favorito e muito mais estão disponíveis no portal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp