Press "Enter" to skip to content

Herdeira da Disney é presa em protesto contra jatos particulares

Última atualização 19/07/2023 | 14:12

Uma herdeira da fortuna da Disney foi presa durante um protesto contra jatos particulares, no aeroporto regional de East Hampton, em Wainscott, Nova York. Abigail Disney, de 63 anos, é também uma ativista e, na última sexta-feira, 16, foi detida enquanto bloqueava o aeroporto juntamente com um grupo, que lutavam contra as “férias exclusivas de ricos investidores em combustíveis fósseis e poluidores que impulsionaram a crise climática”.

Abigail é sobrinha-neta de um dos maiores produtores cinematográficos do mundo, Walt Disney, o criador do Mickey Mouse. Além disso, seu avô é um dos cofundadores do conglomerado de entretenimento e irmão de Walt, Roy Disney.

A Fox News informou que Abigail fazia parte dos movimentos New York Communities for Change, Planet Over Profit e Sunrise Movement NYC.

Segundo ela, diante dos protestos, ela sabe como é difícil abrir mão de um luxo especial, já que ela é “uma pessoa que teve o privilégio de usar jatos particulares”. Abigail afirmou ainda que “já passou o tempo de emitir gases de efeito estufa como este apenas para nosso conforto pessoal”, em comunicado divulgado pela Disney no dia 14 de julho.

Para o protesto, a herdeira e os outros ativistas se sentaram em frente ao aeroporto com os braços conectados por tubos, em especial para a elite dos Hamptons. Para impedir, os policiais precisaram serrar os conectores.

Entretanto, Abigail já foi liberada e usou a rede social Twitter para desabafar. “Aos 63 anos, eu ainda não havia mostrado minha impressão digital, então eu fiz isso. Porque a última coisa que este planeta precisa é de bilionários expelindo gases de efeito estufa para chegar às suas casas de praia palacianas. Tão errado”, escreveu.

Ativismo

Ainda na nota, a herdeira ressaltou que a temperatura média do planeta tem atingido níveis históricos e que as ondas de calor e seca tem causado mortes e inundações. “Os 1% mais ricos usam tanto gás de efeito estufa quanto todos os 50% mais pobres. É hora de uma mudança real e este é o lugar mais óbvio para começar”, afirmou.

Ela tem como bandeira o ativismo climático e a taxação sobre riqueza. Em janeiro ela se juntou com outros 200 milionários que enviaram uma carta aberta ao Fórum Econômico Mundial pedindo que fossem mais tributados para o “bem comum”.

A herdeira revelou ainda para a BBC que sentia vergonha do sobrenome e que ficou aborrecida ao descobrir a fortuna herdada com o conglomerado Disney. Ela tomou conhecimento sobre os US$ 10 milhões que iria ganhar, aos 21 anos. “Eu fiquei tão aborrecida, tão aborrecida. Eu diria até traumatizada com o número”, disse.