HGG bate meta anual de transplantes em apenas seis meses

Caiado entrega obras

O Hospital Alberto Rassi (HGG) comemora neste Dia Nacional de Transplantes de Órgãos, 27 de setembro, mais um recorde. Em apenas seis meses realizou 60 transplantes renais, batendo a meta estipulada para um ano. O bom resultado colocou a unidade de saúde como uma das principais transplantadoras do Centro-Oeste, sendo uma referência nacional nesta especialidade, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT).

O Serviço de Transplantes Renais foi lançado no dia 17 de março deste ano pelo secretário de Saúde, Leonardo Vilela. A equipe é formada por nefrologistas, urologistas, anestesistas, clínicos e cirurgiões gerais e demais especialidades multiprofissionais.

De acordo com o coordenador do Serviço, Bráulio Ludovico Martins, no HGG, 50 pacientes foram transplantados com órgãos de doadores falecidos. Este número mostra a importância da doação de órgãos de pacientes diagnosticados com morte encefálica. “Se comparado ao transplante intervivo, no transplante de um órgão de doador falecido, além de reduzir os custos de internação, é menos um paciente sujeito aos procedimentos cirúrgicos, tornando o processo muito mais ágil, seguro e menos oneroso”, explica.

Para o paciente Marcondes da Silva Rodrigues, o transplante foi como viver novamente. “Agora eu tenho asas para voar. Antes, a hemodiálise era um tipo de prisão e agora quebraram as correntes que me aprisionavam”, disse o funcionário público, que foi operado em julho. A paciente Katiley Morais Neto também está feliz com o novo órgão. Ela perdeu parte das funções renais por conta de uma nefrite e estava há cinco anos na hemodiálise. “Não esperava que seria tão rápido. Praticamente tudo na minha vida vai mudar”, contou a dona de casa.

.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos