Press "Enter" to skip to content

HGG oferta exame pulmonar completo

Última atualização 11/01/2024 | 10:31

O Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) começou a realizar exames de pletismografia, procedimento considerado padrão ouro na avaliação da capacidade pulmonar dos pacientes. A realização deste exame pulmonar completo passou a ser possível após a aquisição de um aparelho chamado pletismógrafo, capaz de determinar os volumes pulmonares e a resistência das vias aéreas dos pacientes e, dessa forma, investigar e diagnosticar a presença de doenças respiratórias.

O equipamento, avaliado em R$ 300 mil, é o primeiro a ser adquirido pela rede estadual, o que torna o HGG o único hospital público de Goiás a ofertar este tipo de exame.

A médica pneumologista da unidade, Lorena Barbosa explica que a pletismografia é um teste de função pulmonar, usado para avaliar os volumes pulmonares de uma forma mais detalhada que a espirometria.

FORTALECIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA

A medida desses volumes fornece informações essenciais para a caracterização dos distúrbios presentes nas doenças respiratórias. A pneumologista reforça que o novo equipamento vai possibilitar a avaliação funcional de todos os pacientes com doenças pulmonares avançadas, como a fibrose pulmonar, doenças do colágeno, pneumopatias e também para o pré-operatório de pacientes que irão realizar transplantes.

“Os dados que este exame mostra nos permite saber qual a capacidade pulmonar do paciente. E se essas alterações encontradas podem ser responsáveis pelos sintomas que o paciente nos relatou. Com esses parâmetros avaliados, o médico vai poder elaborar, de uma forma mais precisa, um plano de tratamento e reabilitação, que irá de acordo com a necessidade individual do paciente examinado”, disse.

A médica reforçou que a aquisição do aparelho vai fortalecer a saúde pública do estado, que agora passa a contar com este tipo de exame.

PRIMEIRO E ÚNICO HOSPITAL PÚBLICO A OFERTAR ESSE EXAME

“Seremos o primeiro hospital público no estado de Goiás e um dos pouquíssimos hospitais estaduais no país a realizar este exame. É um exame de extrema utilidade na área da pneumologia, mas também em outras especialidades, como a reumatologia e neurologia”, afirmou.

Um dos primeiros pacientes a passar pelo exame de pletismografia no HGG foi o aposentado Adão Peixoto, de 85 anos, que sofre com fibrose pulmonar. Ele acredita que o exame vai facilitar seu tratamento.

“Eu faço acompanhamento aqui no HGG há cinco ou seis anos. Hoje foi a primeira vez que eu fiz esse exame e gostei muito. Espero que os resultados ajudem no meu tratamento”, salientou.

O exame de pletismografia dura em torno de uma hora. Durante sua execução, o paciente é orientado a ficar sentado, (imóvel ) dentro de uma cabine e respirar através de um bocal. Este dispositivo está conectado a um computador, que transforma as informações coletadas a partir da respiração do paciente, em uma série de números, possibilitando a obtenção detalhada do quadro pulmonar.

No HGG, o exame é realizado por um profissional técnico de espirometria, com treinamento adequado para operar o pletismógrafo. Durante a avaliação, o técnico fica sob supervisão de um médico do serviço de pneumologia do hospital. Este médico é responsável por interpretar os valores obtidos e elaborar o laudo final do exame.