Hipopótamos de Pablo Escobar serão sacrificados pelo governo da Colômbia

Hipopótamos de Pablo Escobar serão sacrificados pelo governo da Colômbia

A Colômbia decidiu sacrificar alguns dos hipopótamos descendentes dos animais que pertenciam a Pablo Escobar, um dos maiores traficantes latino-americano. Os animais, que vieram ilegalmente da África em 1993, se tornaram uma grande preocupação devido ao seu grande número de reproduções.

Atualmente, existem 166 hipopótamos descentes do casal adotado pelo criminoso. Segundo o Ministério do Ambiente, caso a reprodução não seja freada agora, o número de animais no país pode ultrapassar de 1000 até 2035. “Eles estão se reproduzindo sem controle”, disse Susana Muhamad, ministra do Ambiente da Colômbia, nesta quinta-feira (2).

Em 2021, o governo colombiano decidiu esterilizar 24 dos animais encontrados naquela época. A data do sacrifício ainda não foi informada, mas foi informado por Susana Muhamad que as autoridades devem esterilizar outros animais da espécie nos próximos dias. Outra medida prevista é o envio de alguns dos hipopótamos para outros países como México, Filipinas e Índia.

Chegada dos animais

Os hipopótamos foram levados até a Colômbia pelo próprio Pablo Escobar, após uma viagem até a África. O casal de animais foi levado até o zoológico pessoal do traficante na Fazenda Nápolis, na região de Magdalena Medio, no centro-norte da Colômbia, no final dos anos de 1980. Além deles, Escobar também teria comprado zebras, elefantes, girafas e outras espécies que seriam criadas no local. Segundo estudiosos, o criminoso investiu R$ 26 milhões para criar a atração.

Pablo Escobar era considerado o maior narcotraficante do mundo e morreu em 1993, durante uma operação militar. Após sua morte, o governo colombiano confiscou algumas das propriedades e os hipopótamos fugiram por falta de fiscalização. Eles passaram a se reproduzir em um rio importante do país, causando transtorno para outros animais da região e assustando pescadores locais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Caiado e primeira-dama celebram avanços e reforçam compromisso com o Estado

Em uma mensagem especial divulgada nas redes sociais nesta terça-feira, 24, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado celebraram as conquistas de 2024 e reafirmaram o compromisso de continuar transformando Goiás em um estado modelo para o Brasil.

O casal destacou os avanços em diversas áreas e agradeceu a confiança da população, refletida na expressiva aprovação da gestão do governador, que alcançou 88%, o maior índice entre os governadores do país. “E não vamos nos acomodar. Em 2025, vamos ainda mais longe”, garantiu Caiado.

Enfatizando o espírito natalino de união, esperança e fé, Caiado iniciou a mensagem com um agradecimento: “Gracinha e eu estamos aqui hoje para agradecer a Deus por tantas bênçãos, por cuidar de nossa família e nos permitir cuidar da família de cada um dos 7 milhões de goianos”, enalteceu.

Crescimento e desenvolvimento do Estado

Gracinha celebrou o contínuo crescimento do Estado em todas as áreas. “O trabalho que iniciamos em 2019 não apenas se consolidou, mas superou todas as expectativas. Goiás hoje é o estado número 1 do Brasil. Juntos, alcançamos resultados que ficarão marcados na história”, afirmou. Ela, que também é coordenadora do Goiás Social, citou a liderança do estado na redução da pobreza e na geração de empregos, com a renda dos goianos superando a média nacional. “Goiás cuida de quem mais precisa e cria condições para que as pessoas possam melhorar de vida”, declarou Gracinha.

Caiado mencionou alguns dos principais feitos da atual gestão. “Goiás tem hoje a melhor educação do Brasil, ocupando o primeiro lugar no Ideb. O Programa Bolsa Estudo fez Goiás ser o estado que mais reduziu a evasão escolar. Avançamos na regionalização da saúde, com oito novos hospitais, seis policlínicas e mais leitos de UTI em todas as regiões. Continuamos sendo o estado mais seguro do Brasil e somos o estado número um em transparência, isso é respeito ao dinheiro público”, elencou.

Complexo Oncológico de Referência

Goiás estado modelo

Sobre o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), Caiado evidenciou que começará a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. “O primeiro hospital público para tratamento de câncer infantil está se tornando realidade. Em março de 2025, o corpo clínico começa a se instalar e fazer os primeiros atendimentos”, projetou.

Natal do Bem e Festividades

Gracinha destacou o sucesso do Natal do Bem. “Goiás tem hoje o maior Natal gratuito do Brasil, uma festa mágica que traduz o verdadeiro sentido natalino. Também entregamos meio milhão de brinquedos, trazendo mais alegria às crianças de todos os 246 municípios do estado”, lembrou a coordenadora do Goiás Social.

“Agradecemos a cada um que esteve conosco e reafirmamos o compromisso de continuar trabalhando juntos por nosso querido estado de Goiás”, completou Caiado. O casal declarou que as festividades de fim de ano trazem união entre as famílias, amor e fé. “Que o Espírito de Natal nos inspire a sonhar mais, fazer mais e realizar mais”, conclamou Gracinha. “Um feliz Natal e um ano novo abençoado”, disseram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp