Conheça doença que pode causar pênis pequeno ou torto
Incidência da condição varia entre três e oito casos para cada mil meninos nascidos vivos. Ela afeta o sistema urinário e genital masculino e, se não for tratada da forma adequada, pode causar micropênis e até mesmo gerar curvatura no órgão. Trata-se da hipospádia, doença caracterizada por uma abertura anômala da uretra, canal responsável pela saída da urina, ao invés de sua posição natural na glande, podendo variar desde um leve deslocamento até casos mais severos.
A cirurgia para correção da hipospádia é um procedimento delicado, que visa reposicionar a abertura uretral na glande, garantindo uma relação anatômica correta entre glande e uretra, além de corrigir eventuais curvaturas penianas. O procedimento é, na maioria dos casos, realizado em regime ambulatorial, permitindo que a criança receba alta hospitalar no mesmo dia.
De acordo com o médico urologista Ubirajara Barroso Jr., chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra de crianças e adultos do Hospital da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a experiência do cirurgião é um fator determinante para o sucesso da intervenção.
“Os hipospadiologistas são cirurgiões especializados na correção da hipospádia, eles possuem uma abordagem específica que diminui riscos e aprimora os resultados da cirurgia. A experiência do cirurgião desempenha um papel vital na redução das complicações cirúrgicas”, explica o médico.
Para ficar por dentro de tudo sobre ciência e nutrição, veja todas as reportagens de Saúde.