Hipotireoidismo engorda? Nutrólogo esclarece a dúvida
Médico explica que a mudança de hábitos tem um impacto maior no ganho de peso do que o hipotireoidismo. Entenda relação
Você provavelmente já ouviu – ou até mesmo já disse – que alguém engordou por conta do hipotireoidismo. De fato, a tireoide assume funções importantes em nosso corpo. Ela produz hormônios que regulam o humor, o metabolismo, os níveis de energia, a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Já o hipotireoidismo ocorre quando a glândula não está produzindo hormônios suficientes para atender às necessidades do corpo.
Além disso, um dos principais processos que esses hormônios ajudam a regular é o metabolismo – o que está diretamente associado à dieta e perda de peso. Mas isso não quer dizer que problemas na tireoide vão, necessariamente, proporcionar aqueles quilinhos a mais na balança.
Efeitos do hipotireoidismo
Pessoas com hipotireoidismo tendem a se sentir cansadas e simplesmente não têm muita energia, tornando o exercício muito mais difícil. Com um metabolismo mais lento e perda da energia que você precisa para se exercitar, os quilos podem se acumular rapidamente. Então, embora leve a culpa do ganho de peso, não são realmente os distúrbios na tireoide as razões dos quilos a mais.
O médico nutrólogo e endocrinologista Ronan Araujo comenta que mesmo que o hipotireoidismo seja uma doença frequente que reduz levemente o metabolismo e disposição, já é bem documentado que o ganho de peso relacionado à condição é baixo, entre dois e três quilos – sendo boa parte resultado do edema.