História de Marielle Franco vira historia em quadrinhos

Foi lançada nesta terça-feira (27), um gibi em homenagem a Marielle Franco, dia em que o deputado faria 42 anos. Como todos sabemos, Marielle, cresceu na  favela da Maré, e foi assassinada junto com seu motorista Anderson Gomes em março de 2018.

A HQ narra a trajetória da vereadora, percorrendo sua infância e juventude. O lançamento da revista reuniu a irmã da política, Anielle Franco e o rapper Emicida em live no Instagram.

Iniciativa do Instituto Marielle Franco, a publicação apresenta um lado da história de Marielle que poucos conhecem e pretende inspirar meninas e jovens de favelas e periferias. “Queremos potencializar os sonhos de mulheres negras que buscam transformar as suas realidades”, escreveu Anielle uma publicação no Instagram.

Na primeira edição, a HQ conta as origens da família de Marielle, no Complexo da Maré, e os estudos da jovem e sua formatura na faculdade. O material pode ser acessado de forma gratuita pelo link, e em breve ganhará uma versão impressa.

Toda a revista é produzida apenas por profissionais negros, da escrita à diagramação, e financiada pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

A ideia de transformar a trajetória de Marielle em quadrinhos surgiu em 2018, quando Anielle Franco se deparou com o desafio de contar a história da irmã para crianças e jovens nas salas de aula.

Os apontados como executores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes são o policial militar reformado Ronnie Lessa e o ex-policial Elcio Queiroz, que estão presos. A motivação do crime ainda é alvo de investigação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cachorro de Anitta é resgatado pelos bombeiros: Emocionante história de conexão e resgate

Cachorro de Anitta é resgatado pelos bombeiros: “Embaixo da casa”

Anitta relatou que Charlie, seu cachorro, sumiu na noite de Natal e descobriu que ele estava sob a sua mansão, localizada no Rio de Janeiro. A cantora se emocionou ao contar que encontrou o seu cachorro Charlie, que sumiu durante a noite de Natal. A poderosa detalhou que ouviu um latido parecido com o de Charlie durante a madrugada, mas foi desacreditada de que era de seu pet e foi dormir. Já de manhã, depois de horas procurando o mascote, um primo de Anitta relatou que ouviu o chamado do cão, mas não sabia de onde vinha.

Foi, nesse momento, que ela percebeu que o som vinha do chão. “Meu cachorro cavou um buraco para embaixo da casa, provavelmente com medo dos fogos, e não conseguiu mais sair”, declarou, explicando que ligou para o Corpo de Bombeiros para buscar ajuda. A cantora explicou que buscou ajuda espiritual para que o animalzinho fosse resgatado e a sua cartomante explicou que ela precisaria se conectar com o cachorro. Por conta das horas que passou no buraco, ela declarou que o animal não tinha forças para caminhar.

“A única forma de ele sair dali era ele mesmo encontrar um caminho de alguma forma para um lugar em que o bombeiro pudesse alcançar ele, porque existia um limite onde só quem cabia ali era o cachorro”, contou. A forma que Anitta encontrou para ajudar Charlie a sair do buraco foi meditação, para se conectar com ele, e a utilização de incensos e uma música para se acalmar. Ela foi colocando o cheiro para guiar o animal, mentalizando o caminho que ele precisava seguir e conseguiu levar o mascote ao caminho certo.

Quando abraçou seu pet, a cantora começou a chorar. Anitta surpreendeu os fãs nesta terça-feira e posou de vestido verde e brilhante. Ela e o cachorro Galgo Italiano, Plínio, celebraram o Natal junto da família. É importante destacar que, ao se deparar com a situação de seu cachorro preso embaixo da casa, Anitta não mediu esforços para garantir a segurança e o resgate do seu amado pet. O caso serviu para mostrar a importância da conexão entre humanos e animais, e a dedicação da cantora em garantir o bem-estar de seus companheiros de quatro patas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp