História de superação: Brasileira comanda maior avião do mundo

historia-de-superacao3A-brasileira-comanda-maior-aviao-do-mundo

“A gente cai, mas levanta. Não pode nunca desistir”, diz primeira comandante brasileira do maior avião comercial do mundo

Primeira brasileira a comandar um Airbus A380, Karina Buchalla Lutkus supera décadas de obstáculos na aviação e transforma trajetória marcada por preconceito em exemplo de persistência.

“Nunca desistam dos sonhos. A gente consegue realmente tudo o que a gente quer, desde que você tenha foco, comprometimento, dedicação, resiliência. Às vezes, a gente passa por períodos [difíceis] na vida, tanto na vida pessoal quanto na profissional. A gente levanta. A gente cai, mas levanta. Não pode nunca desistir, [deve] sempre continuar lutando.”

A frase, que resume a trajetória de Karina Buchalla Lutkus, de 46 anos, sintetiza também o marco histórico que ela conquistou: tornou-se a primeira brasileira a assumir o posto de comandante do Airbus A380 da Emirates, o maior avião comercial do mundo.

Após 28 anos de carreira marcados por obstáculos, preconceito e até tentativas de fazê-la desistir, a piloto alcançou o momento mais emocionante de sua vida profissional em 27 de outubro deste ano.

Filha de piloto, ela sabia desde pequena que queria seguir os passos do pai, mesmo ciente de que ainda havia pouco espaço para mulheres na aviação e de que enfrentaria desafios.

Antes de morar na capital paulista e seguir para Dubai, o começo da carreira foi em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Ela conta que, quando fez 16 anos, o pai, na época comandante da companhia aérea Varig, começou a perguntar para qual curso ela prestaria no vestibular.

Karina afirma que o começo sempre é o mais difícil na aviação, ainda mais por não haver muitas mulheres pilotando.

Conseguir um emprego foi ainda mais desafiador. Karina diz que chegou a trabalhar sem ganhar salário.

Em 2001, Karina participou de um processo para pilotos da Varig, com cerca de 3 mil candidatos. Ao chegar à etapa final, faltando pouco para ser admitida, o processo foi cancelado.

Após a aprovação, começa o curso de upgrade, que dura cerca de três meses, com várias sessões de simulador. Depois, começa a instrução em rota. No final, há o voo de liberação para o cheque e o cheque final (voo de familiarização em aeronave).

Depois de morar anos em São Paulo, atualmente Karina mora em Dubai com o marido, piloto aposentado, e os dois filhos pequenos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp