História e tradição: Conheça curiosidades do bairro do Bonfim em Salvador

historia-e-tradicao3A-conheca-curiosidades-do-bairro-do-bonfim-em-salvador

Além da fé, cultura e tradição: Veja curiosidades sobre o histórico bairro do Bonfim, em Salvador

Bairro que recebe a tradicional Lavagem do Bonfim, uma das principais celebrações religiosas da capital baiana, tinha 8.037 moradores e a maioria da população feminina no Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Bonfim, DE santo bairro que sedia a tradicional Lavagem do Bonfim, uma das principais celebrações religiosas da capital baiana, contava com 8.037 moradores e registrava uma maioria da população feminina no Censo de 2022, como indicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A tradicional Lavagem do Bonfim, um dos maiores eventos religiosos de Salvador, acontece na quinta-feira (15) e transforma o bairro, localizado na Cidade Baixa, em um espaço de fé, cultura e tradição.

A celebração inter-religiosa reúne milhares de fiéis, baianos e turistas para a lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim, um dos principais símbolos religiosos da capital baiana.

Além da relevância histórica e cultural, o bairro que abriga a festa apresenta características específicas reveladas pelos dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

À época do levantamento, Salvador contava com 170 bairros, e o Bonfim ocupava a 113ª posição em número de moradores, com uma população de 8.037 pessoas.

O bairro do Bonfim se destaca por ter uma população majoritariamente feminina. Dos moradores do bairro, 4.466 eram mulheres, o que corresponde a 55,6% do total.

Outro aspecto em destaque é o envelhecimento da população do Bonfim. No bairro, 2.111 moradores tinham 60 anos ou mais, o equivalente a 26,3% da população, sendo a 15ª maior proporção de idosos entre os bairros de Salvador.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp