‘Três Graças’ da vida real: mãe aos 16, avó aos 37 e uma história de superação digna de novela
Regiane enfrentou desafios desde a adolescência, construiu uma nova realidade e agora acompanha a jornada da filha, de 20 anos, que também se prepara para ser mãe.
Aos 37 anos, ela será avó, mas continua escrevendo capítulos intensos da própria novela. Regiane Aparecida de Sousa engravidou aos 16, em Praia Grande (SP), e agora vê a filha repetir sua história. A trajetória dela lembra a da personagem Gerluce Maria das Graças (Sophie Charlotte), da novela “Três Graças”, que também enfrenta a maternidade precoce e seus desdobramentos.
> “Minha história, de fato, é uma novela. Acho que [se fosse] um livro, já teríamos uma trilogia”, disse.
O namoro de três meses com Ademir Souza Santos, hoje marido, resultou na gravidez de Laryssa, de 20 anos, que será mãe de Pablo. Na contramão das estatísticas, Regiane se formou, construiu carreira, comprou casa e carro, e criou a filha com apoio do marido e da sogra.
Anos depois, o casal decidiu ter o segundo filho: Lucas, que hoje tem 6 anos.
GRAVIDEZ AOS 16 ANOS
A primeira pessoa a saber da gravidez de Regiane foi a irmã mais velha, que na época tinha 17 anos. Pouco depois, a mãe levou a adolescente a uma consulta com ginecologista em um posto de saúde, após ela contar que havia tido a primeira relação sexual com Ademir. Regiane comentou com o namorado que estava com a menstruação atrasada, e ele comprou um teste de farmácia. Com medo do resultado, ela demorou para fazer o exame. No dia da consulta, realizou o teste em casa e descobriu que estava grávida.
Regiane ‘virou adulta’ aos 16 anos após engravidar da filha, mas isso não a impediu de realizar os sonhos. Quando Laryssa nasceu, Regiane estava no 3º ano do Ensino Médio. Com ajuda da sogra, que cuidava da bebê e recebia o leite tirado na bombinha, ela concluiu os estudos e foi reconhecida como melhor aluna da turma. Além de estudar, trabalhava em uma farmácia e usava o salário para montar o enxoval. Morou dois anos com a sogra enquanto construía a própria casa, comprando materiais com o salário mínimo.
BATALHAS E CONQUISTAS
O marido cuidava da filha enquanto ela trabalhava em São Paulo e estudava à noite. Às vezes, ele levava pão com mortadela para que ela não fosse à aula sem comer. A rotina durou quatro anos. A dedicação nos estudos e na carreira fez com que Regiane fosse promovida na empresa em que trabalha há 16 anos, ao cargo de consultora, responsável pela logística entre pessoas e demandas dentro da multinacional. Após adiar o sonho do segundo filho por 13 anos, teve Lucas, de 6.
SAINDO DO PROTAGONISMO
Há cinco meses, Regiane foi surpreendida com a notícia de que será avó. Laryssa, que trabalha como jovem aprendiz em uma empresa de logística no Porto de Santos, não se formou na faculdade, o que deixa a consultora preocupada. Ela disse que ainda está absorvendo a informação e que não entendeu o sentimento. Laryssa e o pai da criança não estão juntos. Regiane espera que a filha continue morando com os pais após o nascimento de Pablo. A família já planeja adaptar o quarto para receber o bebê.
TRÊS GRAÇAS
Com origem humilde e marcada pelo sobrenome Maria das Graças, três gerações de mulheres enfrentam o mesmo destino em “Três Graças”, novela das 21h da TV Globo. Gerluce (Sophie Charlotte), sua mãe Lígia (Dira Paes) e a filha Joélly (Alana Cabral) vivem os desafios da maternidade solo na adolescência, em meio a um cenário de vulnerabilidade social. A trama ganha força logo nos primeiros capítulos, quando Joélly, aos 15 anos, descobre que está grávida. O ciclo se repete, e a novela mergulha nas consequências emocionais, sociais e familiares da maternidade precoce.




