Histórico do bate e volta: Série A tem média de um rebaixado após acesso; veja mais

Bate e volta: Série A tem média de um rebaixado no ano seguinte ao acesso por edição; veja histórico

Dos 72 times rebaixados desde a Série A de 2007, 23 fizeram o caminho do bate e volta, caindo no ano seguinte ao acesso; este ano Atlético-DE e Criciúma mantiveram “tradição”.

Criciúma é rebaixado para série B. O Campeonato Brasileiro deste ano manteve uma “tradição” da era dos pontos corridos. Com os rebaixamentos de Atlético-DE e Criciúma, a competição seguiu com a média de mandar pelo menos um clube de volta à Série B imediatamente no ano seguinte ao do acesso.

Na temporada passada, Dragão e Tigre conquistaram as duas últimas vagas na elite nacional de 2024, junto com Vitória e Juventude, que conseguiram a permanência. Agora, a próxima meta é a permanência na Série A em 2025 para Santos, Mirassol, Sport e Ceará, que conseguiram o acesso este ano.

Desde 2007, quando o Campeonato Brasileiro passou a contar com quatro equipes que ascenderam da Série B, foram 72 times rebaixados (quatro por edição), sendo que 23 deles fizeram o bate e volta. Ou seja, caíram no ano seguinte ao do acesso, correspondendo a 32% do total.

Em apenas três das 18 edições computadas, os quatro times que subiram da Série B conseguiram se manter na elite no primeiro ano. O desafio agora é para Santos, Mirassol, Sport e Ceará, que garantiram o acesso, contrariar a média histórica e permanecer na primeira divisão em 2025.

A edição do ano passado registrou o melhor desempenho de um clube que veio diretamente da Série B, com o Grêmio terminando na segunda colocação, liderado pelo craque uruguaio Luis Suárez. Por outro lado, a edição com o maior número de bate e volta foi a de 2015, com três dos quatro clubes que ascenderam retornando à Série B imediatamente.

O desempenho na Série A dos clubes que subiram nos anos anteriores mostra a dificuldade de se manter na elite do futebol brasileiro. O cenário é desafiador, e cabe aos times recém-promovidos buscar uma boa performance para evitar o risco de queda. A competição continua intensa e a luta pela permanência na Série A promete emocionar os torcedores nas próximas temporadas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp