Press "Enter" to skip to content

Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de outubro de 2023

Última atualização 01/10/2023 | 12:21

O mês de outubro tem um feriado nacional. No dia 12 de outubro, o Brasil celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, data em que muitos fiéis prestam homenagem à santa. Em 2018, o História Hoje falou de quando a santa se tornou Padroeira do Brasil.

No mesmo dia, é comemorado no Brasil o Dia das Crianças (que não é o motivo para o 12 de outubro ser um feriado). No ano passado, a Agência Brasil falou sobre a data, que surgiu com um decreto de 1924 e ganhou força com campanhas de empresários.

Para além do 12 de outubro, o mês tem uma série de datas significativas e eventos especiais celebrados no Brasil e em todo o mundo. Em 3 de outubro, completa-se os 70 anos da sanção da Lei nº 2004, que criou a Petrobrás e estabeleceu a política nacional do petróleo.

Já em 5 de outubro, celebramos os 35 anos da promulgação da Constituição Brasileira de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã. A Agência Brasil também tem um conteúdo sobre a criação da carta magna brasileira.

Em 24 de outubro de 2007, é a Empresa Brasil de Comunicação que completa 16 anos. Criada pelo Decreto nº 6.246, a EBC é responsável pela TV Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC, Agência Brasil e Radioagência Nacional.

Para fechar o mês, no dia 31 de outubro é celebrado o Dia das Bruxas, uma comemoração tradicional em diversos países e que tem ganhado espaço no Brasil (que também festeja a figura do Saci no último dia do mês).