Homem ataca cachorro com água fervente no bairro do Curió Utinga, em Belém
Suspeito foi preso em flagrante por maus tratos contra animais.
Um homem foi autuado em flagrante neste domingo (6) por atacar um cachorro com água fervente. O caso ocorreu no bairro do Curió Utinga, em Belém.
O crime causou comoção nas redes sociais e o animal foi resgatado por meio da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa). O cachorro foi levado para o Hospital Veterinário Municipal Dr. Vaya, para a realização dos primeiros socorros.
O cãozinho está com diversas escoriações e ferimentos graves. A equipe de veterinários está tentando estabilizar a febre do pet, que ficará em observação para posterior decisão acerca do melhor tratamento a ele.
A secretaria municipal de Proteção e Defesa Animal, Elizabete Pires, foi até o hospital para acompanhar de perto os procedimentos realizados no pet e manifestou total indignação pelo ocorrido. “Isso não passará impune. O agressor foi detido. O laudo do animal será anexado ao processo. E uma das nossas metas é coibir e abolir qualquer tipo de crueldade em relação aos animais” declarou Elizabete Pires.
Todo o procedimento de autuação e de identificação do cidadão responsável pelo crime foi realizado pelo delegado Aurélio Paiva, da Demapa. O crime é considerado inafiançável e o acusado, identificado como V.L.R, foi autuado em flagrante delito e está detido, aguardando a audiência de custódia que será realizada nesta segunda-feira (7), permanecendo, portanto, à disposição da justiça.
Vale destacar que maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998, que prevê sanções penais e administrativas, com penas que variam de três meses a um ano de detenção, além de multa. Para maus-tratos a cães e gatos, a Lei nº 14.064/2020 aumenta a pena para reclusão de dois a cinco anos.
Confira outras notícias do estado no DE PA.