Homem de Betim cai em golpe de site falso de leilões de veículos: prejuízo de 30 mil reais. Saiba como se proteger!

Homem tem prejuízo após golpe de site falso de leilões de veículos

Manoel Rodrigues, que trabalha fazendo fretes, teve um prejuízo de 30 mil reais depois de arrematar um carro por meio do site.

Outras vítimas denunciam ter caído no golpe do site de leilão falso

Manoel Rodrigues, morador da cidade de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve um prejuízo de 30 mil reais em março de 2023 depois de arrematar um veículo por meio de um site de leilões falso.

O homem que trabalha realizando fretes, estava em busca de veículo para que pudesse trabalhar, e em um portal de notícias viu o anúncio sobre um leilão realizado pelo governo. Ele acessou o site e fez um cadastro que solicitava os dados pessoais.

Depois do cadastro realizado, Manoel fez um lance de 30 mil reais em um veículo e logo foi aprovado. Ele foi redirecionado para um aplicativo de mensagens onde começou as negociações para pagamento com um falso atendente, mas ao tentar pagar o pix foi negado pelo banco.

Ele foi alertado de que poderia se tratar de um golpe, mas durante a conversa com os golpistas, ele foi pressionado a realizar o pagamento. Manoel chegou a receber uma nota fiscal falsa dos suspeitos com informações de um site de leilões verdadeiro, mas com dados da conta dos suspeitos.

Em um dos áudios recebidos pela vítima, um homem, que se passou por atendente do site, diz a ele que o pagamento deveria ser feito até o final da tarde o ameaçando dizendo que se o pagamento não fosse realizado, ele pagaria uma multa. Manoel para não pagar a suposta multa informada, fez o pagamento por meio de duas transações bancárias via pix no valor de 15 mil reais, para arrematar o veículo.

Depois de realizar o pagamento, a vítima percebeu que havia caído em um golpe. Ele chegou a fazer um boletim de ocorrência na Polícia Civil e entrou em contato com o banco, mas já não era mais possível rastrear o dinheiro.

Recomendações

Um especialista em direito digital dá dicas para que as pessoas evitem cair neste tipo de golpe:
– Sempre pedir os dados do anunciante;
– Conferir nome e CNPJ na internet;
– Não acreditar em valores muito abaixo dos praticados pelo mercado;
– Não acreditar em retornos muito rápidos de processos que normalmente levam mais tempo;
– Verificar os documentos que o site de leilões enviam sobre o bem;
– Verificar erros de ortografia das páginas;
– Sempre verificar se o pix não está sendo realizado em contas particulares.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp