Press "Enter" to skip to content

Homem é condenado a 15 anos por matar amigo por conta de aluguel

Última atualização 22/08/2023 | 16:58

Um homem foi condenado a 15 anos e um mês de prisão pelo Tribunal do Júri de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, após ter assassinado um amigo. A vítima, Jair Ferreira da Silva, teria dado abrigo ao autor do crime, Alício Pinto da Silva, e combinado de que o aluguel seria dividido entre os dois. No dia do crime, que ocorreu em março deste ano, eles se desentenderam após Jair cobrar parte do valor atrasado.

Enquanto a vítima dormia, Alício pegou um pedaço de madeira e deu múltiplos golpes na cabeça do colega. Além do homicídio realizado de forma cruel e sem oferecer chance de defesa à Jair, o homem também foi condenado pelo furto do celular.

A denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) relata que eles eram amigos. Na análise do Juiz Presidente do Júri, este fato tem sido admitido pelos tribunais para agravar a pena em crimes desta natureza.

“O réu praticou o crime contra pessoa que nele confiou, proporcionando-lhe abrigo em sua própria residência para ajudá-lo, porquanto não tinha onde morar depois que saiu da casa de sua ex-companheira, o que torna mais reprovável a conduta, tendo em vista a ingratidão e desonestidade com quem o acolheu quando necessitava de amparo”, ponderou o magistrado.

Segundo a decisão, o réu irá cumprir a pena em regime inicial fechado e não poderá recorrer em liberdade. “Mantenho a prisão preventiva decretada, uma vez que não há fato novo que justifique a superação das premissas que  determinaram a custódia cautelar. Além disso, remanescem os requisitos e elementos da prisão preventiva, agora reforçados pela condenação do réu”, indicou.