Homem é detido por roubar 23 kg de fios de cobre na costa de Praia Grande, SP

homem-e-detido-por-roubar-23-kg-de-fios-de-cobre-na-costa-de-praia-grande2C-sp

Um indivíduo foi detido em flagrante após roubar 23 kg de fios de cobre em Praia Grande, SP; VÍDEO

O suspeito foi abordado por guardas municipais quando tinha luvas de isolamento e admitiu a prática criminosa.

Indivíduo é flagrado roubando 23 kg de fios de cobre na costa de SP

Um homem com 41 anos foi preso em flagrante após roubar 23 kg de fios de cobre da rede elétrica em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Imagens de segurança flagraram a ação na Rua Coelho Neto, no bairro Solemar.

Segundo a Polícia Civil, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) patrulhavam a região por volta das 3h de segunda-feira (7) quando viram o suspeito em uma motocicleta, carregando um alicate do tipo “lábios de mel” nas costas.

Câmeras de imóveis vizinhos registraram o momento em que o homem puxava os fios da rede. Ele já estava sendo investigado pela polícia por furtos semelhantes desde o início do ano. Em outros incidentes, ele também utilizava a mesma motocicleta.

Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito fugiu pela contramão na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, mas foi capturado na altura do km 300.

Durante a abordagem, ele estava usando luvas com isolamento, adequadas para manusear cabos energizados. O indivíduo confessou o crime e apontou onde tinha escondido o material roubado.

Os fios foram encontrados na Avenida Presidente Castelo Branco, no bairro Flórida. No local, havia um poste com cabeamento cortado e cerca de 140 metros de fio espalhados pela calçada. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial do bairro Tupi.

A Neoenergia Elektro, responsável pela distribuição de energia na região, informou em comunicado que só no primeiro trimestre de 2025 foram relatados 539 furtos de cabos em cidades sob sua concessão, como Bertioga, Guarujá, Peruíbe e Itanhaém.

A empresa destacou que cortar fios elétricos é considerado roubo qualificado, de acordo com o Código Penal, e que lidar com cabos energizados representa risco de morte ou ferimentos graves.

“A ação, além de extremamente perigosa, interrompe de forma inesperada o fornecimento de energia, provocando transtornos para muitos clientes”, afirmou a empresa em comunicado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp