Homem é executado com vários tiros e outro é baleado em Rio Claro
O primeiro homicídio de 2025 aconteceu no Jardim Novo Mundo, em Rio Claro (SP), onde um homem de 29 anos foi executado com vários tiros e outro foi baleado nas pernas por atiradores. Claudio Soares Nascimento, segundo informações do boletim de ocorrência, passava a pé pelo cruzamento da Avenida 02 com a Rua 12 quando ocupantes de um veículo efetuaram vários disparos, o atingindo nos braços e tórax por vários tiros. Pelo menos 12 balas deflagradas foram recolhidas pela polícia no local, de calibres 380 e 0.40.
Além de Nascimento, Jadson Cícero da Silva, de 42 anos, também foi atingido pelos disparos. Ele teve ferimentos nas duas pernas e deverá passar por cirurgia na Santa Casa. Em seu depoimento à polícia, Silva afirmou não conhecer Nascimento e que passava pela rua quando ouviu os disparos e saiu correndo. Ambos, Nascimento e Silva, possuem antecedentes criminais, com Nascimento tendo três passagens pela polícia e já tendo sido preso anteriormente, e Silva com condenação pela Lei Maria da Penha.
Os atiradores ainda dispararam várias vezes contra uma casa, atingindo o portão e três carros. Esse episódio de violência se soma a uma série de outros acontecimentos recentes na região, como o homem perseguido e executado dentro de um supermercado na frente de clientes, apenas dois dias antes desse evento. De acordo com dados da Polícia Civil, Rio Claro registrou 33 assassinatos em 2024, demonstrando a complexidade da situação de segurança na região.
A violência é um problema recorrente em Rio Claro, como evidenciado pelo alto número de homicídios na cidade nos últimos anos. A Secretaria de Segurança Pública – SSP é a fonte dos dados que revelam a triste realidade da violência na região, servindo como um alerta para a necessidade de medidas mais eficazes de combate à criminalidade. Diante desse cenário desafiante, as autoridades locais e a população precisam se unir em busca de soluções que promovam a paz e a segurança para todos os cidadãos.
A investigação desse caso específico de homicídio em 2025 já está em andamento, sob responsabilidade da Delegacia de Investigações Gerais de Rio Claro. A cooperação da comunidade local é fundamental para o êxito das investigações e para a resolução desse e de outros crimes que assolam a região. A denúncia de práticas criminosas e a colaboração com as autoridades são passos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e segura para todos. Por isso, é importante que a população se mantenha vigilante e engajada na luta contra a violência, buscando a construção de um futuro melhor para Rio Claro e seus moradores.